A maioria dos clubes que estarão na disputa do Campeonato Paraense de 2025, programado para iniciar no dia 18 de janeiro, já definiram os técnicos para a competição. Oito times seguem o planejamento da temporada com a comissão técnica montada e as primeiras contratações feitas.
Bragantino-PA (Robson Melo)
O Bragantino-PA largou na frente ao anunciar o técnico Robson Melo no dia 25 de julho. Vale lembrar que o treinador que começou a carreira à beira do gramado no time de Bragança está comandando o Paragominas na disputa da Série B1 Paraense, e disputa o acesso neste domingo, dia 1° de dezembro. O Tubarão do Caeté anunciou três contratações, com destaque para o atacante Wander, ex-Águia de Marabá.
São Francisco-PA (Samuel Cândido)
No último dia 21 de novembro, o São Francisco-PA anunciou acordo com outro técnico envolvido no “jogo do acesso” da Segundinha: Samuel Cândido. Será a terceira vez seguida do treinador à frente do Leão Santareno. Ele classificou a equipe duas vezes para as quartas de final.
Águia de Marabá (Sílvio Criciúma)
O Águia de Marabá anunciou no dia 5 de novembro a contratação do técnico Sílvio Criciúma, que estava no Carlos Renaux-SC. O Azulão renovou contrato com o goleiro Axel, o volante Kaique e o meia Germano, e fez 14 contratações até o momento, entre eles o volante Esdras, que passou pelo time nas temporadas 2014 e 2015.
Caeté (Carlos Pereira)
A equipe do Caeté contará com um estreante no comando técnico: Carlos Pereira, que inclusive trabalhou como auxiliar técnico no Guerreiro Caeteuara em 2024. Ele será treinador pela primeira vez na carreira. O último clube dele foi o Concórdia, onde foi campeão da Copa Santa Catarina como auxiliar. Sete nomes já foram anunciados pela equipe.
Castanhal (Jairo Nascimento)
O Castanhal anunciou na última terça-feira, dia 26, a contratação do treinador Jairo Nascimento, que chega do Capital-TO para o Japiim. Ele conquistou o tricampeonato tocantinense entre 2021 e 2023 com o Tocantinópolis. Apenas um reforço foi anunciado: o atacante Paulo Rangel.
Cametá (Rodrigo Reis)
Em Cametá, Rodrigo Reis segue como técnico, após comandar a equipe na Série D do Brasileiro deste ano. O Mapará já confirmou 10 reforços para o Parazão 2025, o meia Leleu, formado no Atlético-MG e que disputou o último estadual pelo Castanhal.
Remo (Rodrigo Santana)
A dupla Re-Pa também seguirá sendo comandada pelos treinadores que terminaram a disputa do Campeonato Brasileiro deste ano. Os rivais seguem no mercado para anunciar os primeiros contratados. Rodrigo Santana renovou contrato com o Remo após o acesso para a Série B e inicia a pré-temporada no dia 4 de dezembro, o técnico estreia na disputa do Campeonato Paraense.
Paysandu (Márcio Fernandes)
Já o Paysandu anunciou a permanência de Márcio Fernandes logo após a última rodada da Série B do Brasileiro. O treinador comandará um clube do Parazão pela quarta vez, na busca pelo primeiro título da competição. Em 2019 ele comandou o Remo, já em 2022 e 2023 ele esteve à frente do time bicolor. A pré-temporada do clube inicia no próximo dia 26.
Independente-PA, Santa Rosa e Tuna Luso (sem técnicos)
Independente-PA, que retorna à elite no ano que vem, Santa Rosa e Tuna Luso ainda não definiram os técnicos para a disputa do Parazão. O Galo Elétrico não terá o técnico Emerson Almeida, que anunciou a saída do time após a final da Segundinha.
O Santa Rosa ainda não revelou detalhes da preparação rumo ao estadual. Já a Águia do Souza deve anunciar novidades depois das eleições do clube, marcadas para o dia 7 de dezembro. Ignácio Neto, treinador da equipe sub-20, é cotado para assumir o time principal.
Capitão Poço e Paragominas se enfrentam pela última vaga para a elite do futebol paraense. A equipe que subir precisará correr atrás de um novo técnico, já que os atuais comandantes estão acertados com equipes garantidas no Parazão 2025.
Paragominas e Capitão Poço decidem acesso para elite do Parazão
*Estagiário, sob supervisão de Nicksson Melo.
Veja vídeos sobre o esporte paraense
Veja também