TIMES

Por Luiz Gustavo* — Belém


Com a conclusão dos jogos das quartas de final do Campeonato Paraense , Bragantino-PA, Caeté, Santa Rosa e São Francisco se despediram da chance de título do Parazão deste ano. No entanto, a novidade para os clubes eliminados no primeiro mata-mata do estadual é a disputa de uma outra competição - a Copa Grão-Pará.

Equipes seguem na disputa da Copa Grão Pará — Foto: Marcelle Pires

Regulamento

O novo torneio do calendário da Federação Paraense de Futebol (FPF) será realizado paralelamente às disputas das semifinais do Parazão. O campeão assegura uma vaga na Copa do Brasil 2025. O formato da disputa prevê três fases, todas jogadas em partidas únicas.

A primeira fase reúne os eliminados nas quartas de final, com chaveamento definido a partir da classificação geral das equipes no Parazão. Já a segunda etapa contará com os dois vencedores da jornada inicial da Copa Grão-Pará, mais os dois eliminados na semifinal do Campeonato Paraense. Quem avançar fará a grande decisão do novo torneio da FPF.

Confrontos

Os confrontos da primeira fase deste ano serão entre São Francisco, 5° colocado, e Bragantino, que ficou em 8°. O outro duelo será entre o 6°, Caeté, contra o Santa Rosa, que terminou com a 7ª posição. O Leão Santareno e o Índio Guerreiro jogam como mandantes, por terem melhor campanha que os adversários. A FPF divulgará em breve a tabela detalhada com as datas, locais e horários das partidas.

Os eliminados nas semifinais do Parazão jogarão como mandantes na segunda fase da Copa Grão-Pará. O vencedor entre São Francisco e Bragantino encara o time eliminado com a 4ª melhor campanha no Paraense. O vencedor de Caeté e Santa Rosa visitará a equipe que ficar com a 3ª colocação geral. A grande final da Copa Grão-Pará será disputada em mando de campo a ser definido pela Federação.

Vagas em competições

Além da vaga em competição nacional, o campeão da disputa jogará a Supercopa Grão-Pará em 2025 contra o Campeão Paraense deste ano, diferentemente da edição anterior, quando o Canaã, campeão da Segundinha, disputou o título com o Águia, time que venceu o Parazão em 2023.

Caso campeão e/ou vice do Campeonato Paraense já esteja em alguma divisão do Campeonato Brasileiro, as vagas para a Série D de 2025 também serão destinadas à Copa Grão-Pará. O segundo colocado da disputa ainda poderá herdar uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano, se o campeão ou vice do Parazão conquistar a vaga na competição nacional via outra disputa.

* Estagiário, sob supervisão de Nicksson Melo.

Assista vídeos sobre o esporte paraense

Veja também

Mais do ge