O que começou como uma celebração para o jóquei Sean Bowen neste domingo, após vencer uma das etapas de turfe da Holland Cooper Handicap Chase, transformou-se em luto pela súbita morte de seu cavalo Abuffalosoldier, de sete anos. O animal não foi o único a morrer no evento, realizado no Reino Unido: outros dois cavalos também faleceram de modo repentino.
Abuffalosoldier, cavalo que morreu em corrida no Reino Unido — Foto: Alan Crowhurst/Getty Images
Abuffalosoldier, que tinha sete anos de idade, desmaiou logo depois de terminar a corrida, quando seu jóquei concedia entrevistas ainda montado no animal.
Os nomes dos outros cavalos que morreram no evento em Cheltenham eram "Bangers and Cash" e "Napper Tandy". Ambos foram imediatamente atendidos por veterinários no local, mas não resistiram.
Veterinário chefe do circuito, Liam Kearns considerou o caso uma forma de morte súbita e tratou os três episódios como uma coincidência. Segundo o especialista, é necessário que os animais passem por autópsias para confirmar o que de fato ocorreu:
- Em ambos os casos, nós denominamos isso como colapso cardiovascular, pois não é possível dizer se foi de fato um ataque cardíaco ou um vaso sanguíneo importante que se rompeu. Nessas situações de colapso agudo, há alguns medicamentos que podemos administrar, mas, se for um colapso cardiovascular, não há muito o que fazer. Temos situações semelhantes quando os maratonistas correm. Há sempre a preocupação de que atletas em um alto nível de esforço possam, sem nenhum sintoma anterior, apresentar essa situação.
Veja também