Arthur Zanetti faz campanha por Pan de 2031 em São Paulo
O COB (Comitê Olímpico do Brasil) vai escolher e anunciar em 29 de janeiro a cidade brasileira indicada a ser candidata do país a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. São Paulo e uma candidatura conjunta entre Rio e Niterói são as postulantes a organizar o Pan daqui a seis anos. O Brasil pode indicar apenas uma cidade e, oficialmente, ainda não há concorrentes internacionais. A escolha da sede pan-americana será anunciada em agosto de 2025, em Assunção, no Paraguai.
A definição entre Rio-Niterói e São Paulo vai ser feita por meio de votação na Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo COB nesta sexta-feira. Votam 33 confederações, 19 atletas e os dois membros brasileiros do COI (Comitê Olímpico Internacional).
O nome da cidade candidata precisa ser entregue à PanAm Sports, que organiza os Jogos, até 31 de janeiro. A votação será feita no auditório do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. A cidade que tiver maioria simples entre os 54 votantes será indicada pelo Brasil.
São Paulo organizou os Jogos Pan-Americanos em 1963. Já o Rio foi sede em 2007. O Pan de 2027 vai ser realizado em Lima, no Peru, depois de Barranquilha, na Colômbia, não cumprir o contrato firmado com a PanAm Sports e perder o direito de realizar os Jogos. Lima foi sede em 2019. O último Pan foi em Santiago, no Chile.
Rio e Niterói oficializam candidatura para sediar o Pan de 2031
CAMPANHAS
Nesta sexta-feira, o campeão olímpico Arthur Zanetti, da ginástica artística, membro da atual Comissão de Atletas do COB, anunciou apoio e começou campanha nas redes sociais pelo Pan em São Paulo. Zanetti, que é do ABC Paulista, não estará entre os atletas da comissão que assume as cadeiras no ciclo 2025-2028, portanto, não vota na escolha da cidade que será candidata a Pan de 31.
- São Paulo. A maior cidade do Brasil. A maior cidade da América Latina. A maior cidade do Hemisfério Sul. A quarta maior cidade do mundo. A megalópole que congrega povos e infinitas culturas e retribui com oportunidade. São Paulo é, também, a casa do esporte olímpico brasileiro. É o maior celeiro de medalhistas olímpicos e mundiais do país. É hora de SP voltar a ser a casa do esporte nas Américas. Eu apoio a realização dos Jogos Pan-americanos 2031 em São Paulo. Existe Pan em SP! - escreveu Zanetti nas redes sociais.
A candidatura de São Paulo foi anunciada em 2023, durante o Pan de Santiago, e confirmada nas Olimpíadas de Paris. Tanto na capital chilena quanto na francesa, o governo paulista patrocinou a Casa Brasil, onde o COB celebrava medalhistas dos Jogos, recebia familiares, imprensa e patrocinadores.
A candidatura conjunta entre Rio de Janeiro e Niterói foi anunciada no início de dezembro deste ano. Houve uma cerimônia no Centro de Treinamento do COB, com a presença de Eduardo Paes, prefeito carioca, Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, e Isabel Swan, medalhista olímpica da vela que será vice-prefeita da cidade fluminense. Paulo Wanderley, presidente do COB, esteve na cerimônia. No entanto, a partir de 15 de janeiro o novo presidente da entidade será Marco La Porta.
— Largamos na frente, por causa da infraestrutura já existente no Rio de Janeiro e em Niterói. Há um benefício de não precisarmos construir novas estruturas, além de já termos experiência em grandes eventos — disse Paes, em 3 de dezembro.
Veja também