Arthur Elias discursa na roda com as jogadoras e consola Marta
Há pouco menos de um ano no comando da seleção feminina do Brasil, Arthur Elias liderou a equipe de volta a uma grande decisão. Mas a conquista ainda não veio. Depois da derrota por 1 a 0 para os Estados Unidos na final das Olimpíadas, o treinador lamentou um possível pênalti não marcado no primeiro tempo. Mas reiterou o orgulho pela campanha.
–Eu não gosto muito, ainda mais nesses momentos, de falar da arbitragem. Mas para mim, foram dois lances muito interpretativos que poderiam ter mudado a história do jogo, tanto o gol delas, especialmente o pênalti – disse Elias, em entrevista à TV Globo.
“Mas vamos esquecer isso. Vamos valorizar o que o nosso grupo fez, que foi colocar o futebol feminino brasileiro no patamar que merece”, reiterou.
Brasil 0 x 1 Estados Unidos | Melhores momentos | Final do futebol | Jogos de Paris 2024
Depois da partida, Arthur fez um longo discurso para as jogadoras e revelou que tentou motivá-las a não se entristecerem com a derrota. O técnico enalteceu o desempenho da equipe no torneio e disse que o Brasil deixa Paris 2024 esperançoso para o futuro.
– Essa tristeza era normal, mas em pouco tempo elas tinham que transformar isso ali no pódio, para parecer o orgulho pelo nosso trabalho, da nossa unidade desde o começo, especialmente nessas Olimpíadas. De ter jogado de forma corajosa, com as atletas sentindo tudo que elas podem, deixando tudo dentro de campo.
“Estou muito orgulhoso por ter liderado esse grupo nas Olimpíadas”, resumiu Arthur.
Com contrato até a Copa do Mundo de 2027, Arthur Elias relembrou a promessa que fez no início de seu trabalho na seleção feminina: o Brasil conquistaria pelo menos um dos dois torneios. A medalha de ouro nas Olimpíadas quase veio. Agora, ele mira o torneio da Fifa, que será realizado pela primeira vez na história em território brasileiro.
“Sempre disse que a gente conseguiria vencer uma das duas. Essa foi por muito pouco, em pouquíssimo tempo de trabalho. Espero ser feliz, ficar até a Copa do Mundo, ter prazer de liderar a seleção”, disse o técnico.
– Vamos ver o que acontece em todos os sentidos. Momento é de valorizar, depois, com o tempo, pensar mais para frente, primeiro na Copa América, depois Copa do Mundo, com um orgulho imenso de levar essa Copa para o Brasil.
“Tenho certeza que torcida brasileira voltou a ter orgulho da seleção feminina”, resumiu.
Os Estados Unidos conquistaram o ouro no futebol feminino pela quinta vez em oito torneios olímpicos. Apenas Noruega, Alemanha e Canadá foram campeãs da competição além das norte-americanas.
A seleção feminina brasileira tem sua terceira medalha de prata após três finais. Antes, perdeu para os Estados Unidos também em Atenas 2004 e Pequim 2008. O Brasil será a sede da próxima Copa do Mundo, em 2027.
Veja também