TIMES

Por Redação do ge — Paris


Arthur Elias discursa na roda com as jogadoras e consola Marta

Arthur Elias discursa na roda com as jogadoras e consola Marta

Há pouco menos de um ano no comando da seleção feminina do Brasil, Arthur Elias liderou a equipe de volta a uma grande decisão. Mas a conquista ainda não veio. Depois da derrota por 1 a 0 para os Estados Unidos na final das Olimpíadas, o treinador lamentou um possível pênalti não marcado no primeiro tempo. Mas reiterou o orgulho pela campanha.

–Eu não gosto muito, ainda mais nesses momentos, de falar da arbitragem. Mas para mim, foram dois lances muito interpretativos que poderiam ter mudado a história do jogo, tanto o gol delas, especialmente o pênalti – disse Elias, em entrevista à TV Globo.

“Mas vamos esquecer isso. Vamos valorizar o que o nosso grupo fez, que foi colocar o futebol feminino brasileiro no patamar que merece”, reiterou.

Brasil 0 x 1 Estados Unidos | Melhores momentos | Final do futebol | Jogos de Paris 2024

Brasil 0 x 1 Estados Unidos | Melhores momentos | Final do futebol | Jogos de Paris 2024

Depois da partida, Arthur fez um longo discurso para as jogadoras e revelou que tentou motivá-las a não se entristecerem com a derrota. O técnico enalteceu o desempenho da equipe no torneio e disse que o Brasil deixa Paris 2024 esperançoso para o futuro.

– Essa tristeza era normal, mas em pouco tempo elas tinham que transformar isso ali no pódio, para parecer o orgulho pelo nosso trabalho, da nossa unidade desde o começo, especialmente nessas Olimpíadas. De ter jogado de forma corajosa, com as atletas sentindo tudo que elas podem, deixando tudo dentro de campo.

“Estou muito orgulhoso por ter liderado esse grupo nas Olimpíadas”, resumiu Arthur.

Arthur Elias abraça Marta após a final das Olimpíadas — Foto: Benoit Tessier/Reuters

Com contrato até a Copa do Mundo de 2027, Arthur Elias relembrou a promessa que fez no início de seu trabalho na seleção feminina: o Brasil conquistaria pelo menos um dos dois torneios. A medalha de ouro nas Olimpíadas quase veio. Agora, ele mira o torneio da Fifa, que será realizado pela primeira vez na história em território brasileiro.

“Sempre disse que a gente conseguiria vencer uma das duas. Essa foi por muito pouco, em pouquíssimo tempo de trabalho. Espero ser feliz, ficar até a Copa do Mundo, ter prazer de liderar a seleção”, disse o técnico.

– Vamos ver o que acontece em todos os sentidos. Momento é de valorizar, depois, com o tempo, pensar mais para frente, primeiro na Copa América, depois Copa do Mundo, com um orgulho imenso de levar essa Copa para o Brasil.

“Tenho certeza que torcida brasileira voltou a ter orgulho da seleção feminina”, resumiu.

Arthur Elias, técnico do Brasil, faz discurso para jogadoras após medalha de prata nas Olimpíadas — Foto: Jack Guez/AFP

Os Estados Unidos conquistaram o ouro no futebol feminino pela quinta vez em oito torneios olímpicos. Apenas Noruega, Alemanha e Canadá foram campeãs da competição além das norte-americanas.

A seleção feminina brasileira tem sua terceira medalha de prata após três finais. Antes, perdeu para os Estados Unidos também em Atenas 2004 e Pequim 2008. O Brasil será a sede da próxima Copa do Mundo, em 2027.

Veja também

Mais do ge

País fecha ano com medalhas em Campeonatos Mundiais de categorias de base em diversas modalidades, mas vê alerta ligado no vôlei e atletismo, que ficaram longe do pódio

Resultados nos Mundiais de base animam Brasil para novo ciclo olímpico - Programa: Hora 1

Bastidores para saber quem será a candidata brasileira pelos Jogos Pan-Americanos de 2031 terá um mês de busca por apoio de atletas e confederações, que definem vencedora em 29 de janeiro

Disputa São Paulo x Rio-Niterói pelo Pan de 2031 esquenta; confira bastidores  - Programa: Globo Esporte RJ

Relembre as conquistas de jovens ídolos do esporte que se firmaram de vez no cenário dos esportes olímpicos na última temporada

João Fonseca, Julia Soares, Bala Loka: veja atletas que surpreenderam em 2024

Ídolos do esporte se despediram das competições neste ano, deixando um legado enorme às próximas gerações

Nadal, Murray, Slater: relembre grandes nomes que se aposentaram em 2024 - Programa: Jornal Nacional

Campeã pan-americana renasce e impressiona em reabilitação depois de 167 dias de internação por ter sido atropelada em treino de ciclismo para as Olimpíadas de Paris

Luisa Baptista sonha voltar ao triatlo um ano após acidente quase fatal: "A vida é uma oportunidade"

SC teve porta bandeira e medalhistas em Paris

Retrospectiva do esporte catarinense: veja os destaques de 2024 - Programa: Globo Esporte

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Fã de futebol, jamaicano postou foto ao lado do ex-melhor do mundo na madrugada deste sábado

Bolt posa ao lado de Ronaldo e se rende ao Fenômeno: "Elevou o jogo a outro nível"

Queda de grande volume de neve aconteceu quando Emre Yazgan caminhava com colegas da seleção juvenil da Turquia

Dono de duas medalhas nas Olimpíadas deste ano, judoca de 24 anos foi operado nesta sexta em São Paulo. Atleta ainda não tem data para voltar a treinar nem competir

Willian Lima, medalhista olímpico em Paris, é submetido a cirurgia no ombro - Programa: ge highlights