Yusuf Dikec garante prata no tiro esportivo e viraliza
Viseira, protetor auditivo, lunetas... Yusuf Dikec dispensou todos esses equipamentos e usou apenas seus óculos de grau e arma para conquistar o prata da Turquia no tiro esportivo com pistola 10 metros, ao lado da parceira Sevval Tarhan nos Jogos de Paris 2024. E foi pelo comportamento descontraído, frente aos rivais super-equipados, que o sargento aposentado viralizou nas redes sociais nos últimos dias.
Dikec, de 51 anos, completou em Paris sua quinta Olimpíada - ele também disputou os Jogos de Pequim na China, em 2008; Londres em 2012; veio ao Rio em 2016 e esteve em Tóquio em 2020. Essa, porém, foi sua primeira medalha olímpica. O atleta tentou a sorte na disputa masculina em Paris, mas acabou eliminado.
Também formado em Educação Física pela Universidade de Gazi, o turco ingressou na Academia da Gendarmaria (a força militar turca que também desempenha funções atribuídas à polícia) em 1994 aos 21 anos e chegou ao posto de sargento. Dois anos depois ele foi indicado à Jandarma Gücü, a equipe esportiva das Forças Armadas do país.
Dikec, então, teve contato com o tiro esportivo e calcançou em 2014 o bicampeonato mundial na disputa de pistola padrão 25 metros e na pistola central de fogo de 25 metros; foi prata no individual e na equipe com a pistola de ar 10 metros ano passado.
Em equipes mistas, faturou ainda o primeiro lugar em 2023 e 2024 na mesma categoria. O sargento aposentado também é sete vezes campeão europeu.
Sete anos depois de começar a competir, ele estreou nos Jogos Olímpicos, em Pequim, classificando-se em 44º na disputa masculina da pistola de ar 10 metros. O atleta também disputou a modalidade de pistola 50 metros, obtendo como melhor resultado um 13º lugar em Londres, em 2012.
Dikec revelou ao canal oficial das Olimpíadas de Paris que seu passatempo favorito é dançar. Nas redes sociais, ele também compartilhou fotos com um gatinho, fato que não passou despercebido pelos usuários no "X" (antigo Twitter).
O sucesso entre os usuários na internet rendeu até algumas "fanarts" (obra de arte criada por fãs) no estilo mangá japonês.
Depois de conquistar sua medalha de prata, o ex-militar posou em frente à Torre Eiffel com o prêmio. Ele também republicou um meme, em vídeo, que compara sua preparação para o tiro com o do sérvio Damir Mikec - ouro ao lado de Zorana Arunovic na disputa de equipes mistas em Paris.
Nas imagens, Dikec movimenta os ombros, põe uma das mãos no bolso e, tranquilo, atira ao alvo. O irônico é que, em seu perfil biográfico no canal dos Jogos de Paris, o atleta escolheu a seguinte frase como filosofia:
"O sucesso não vem com as suas mãos enfiadas nos bolsos".
Veja também