TIMES

Por Redação ge — Paris, França


Yusuf Dikec garante prata no tiro esportivo e viraliza

Yusuf Dikec garante prata no tiro esportivo e viraliza

Viseira, protetor auditivo, lunetas... Yusuf Dikec dispensou todos esses equipamentos e usou apenas seus óculos de grau e arma para conquistar o prata da Turquia no tiro esportivo com pistola 10 metros, ao lado da parceira Sevval Tarhan nos Jogos de Paris 2024. E foi pelo comportamento descontraído, frente aos rivais super-equipados, que o sargento aposentado viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

Yusuf Dikec, medalhista de prata nas equipes mistas no tiro esportivo em Paris 2024 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Dikec, de 51 anos, completou em Paris sua quinta Olimpíada - ele também disputou os Jogos de Pequim na China, em 2008; Londres em 2012; veio ao Rio em 2016 e esteve em Tóquio em 2020. Essa, porém, foi sua primeira medalha olímpica. O atleta tentou a sorte na disputa masculina em Paris, mas acabou eliminado.

Também formado em Educação Física pela Universidade de Gazi, o turco ingressou na Academia da Gendarmaria (a força militar turca que também desempenha funções atribuídas à polícia) em 1994 aos 21 anos e chegou ao posto de sargento. Dois anos depois ele foi indicado à Jandarma Gücü, a equipe esportiva das Forças Armadas do país.

Yusuf Dikec, medalhista de prata nas equipes mistas no tiro esportivo em Paris 2024 — Foto: ALAIN JOCARD / AFP

Dikec, então, teve contato com o tiro esportivo e calcançou em 2014 o bicampeonato mundial na disputa de pistola padrão 25 metros e na pistola central de fogo de 25 metros; foi prata no individual e na equipe com a pistola de ar 10 metros ano passado.

Em equipes mistas, faturou ainda o primeiro lugar em 2023 e 2024 na mesma categoria. O sargento aposentado também é sete vezes campeão europeu.

Sete anos depois de começar a competir, ele estreou nos Jogos Olímpicos, em Pequim, classificando-se em 44º na disputa masculina da pistola de ar 10 metros. O atleta também disputou a modalidade de pistola 50 metros, obtendo como melhor resultado um 13º lugar em Londres, em 2012.

Sevval Tarhan e Yusuf Dikec, medalhistas de prata nas equipes mistas no tiro esportivo em Paris 2024 — Foto: MIGUEL MEDINA / AFP

Dikec revelou ao canal oficial das Olimpíadas de Paris que seu passatempo favorito é dançar. Nas redes sociais, ele também compartilhou fotos com um gatinho, fato que não passou despercebido pelos usuários no "X" (antigo Twitter).

O sucesso entre os usuários na internet rendeu até algumas "fanarts" (obra de arte criada por fãs) no estilo mangá japonês.

Depois de conquistar sua medalha de prata, o ex-militar posou em frente à Torre Eiffel com o prêmio. Ele também republicou um meme, em vídeo, que compara sua preparação para o tiro com o do sérvio Damir Mikec - ouro ao lado de Zorana Arunovic na disputa de equipes mistas em Paris.

Nas imagens, Dikec movimenta os ombros, põe uma das mãos no bolso e, tranquilo, atira ao alvo. O irônico é que, em seu perfil biográfico no canal dos Jogos de Paris, o atleta escolheu a seguinte frase como filosofia:

"O sucesso não vem com as suas mãos enfiadas nos bolsos".

Veja também

Mais do ge

Comitê Olímpico Internacional promete repor as dez medalhas de Gary Hall Jr

Campeão olímpico vai ganhar réplicas após perder medalhas nos incêndios de Los Angeles

Campeão olímpico das argolas escreve carta aberta de despedida como atleta e vai iniciar trajetória como técnico: "É um novo começo pra mim"

Arthur Zanetti se aposenta como atleta e traça novos rumos na ginástica: "Difícil dizer adeus" - Programa: Esporte Espetacular

Tiare Couto sofreu uma queda na virada do ano, aguardou quatro horas por socorro e faleceu pouco depois de chegar ao hospital

Família explica acidente que tirou a vida da filha do surfista Danilo Couto no Havaí - Programa: Aprendiz De Big Rider

Esse é o segundo pódio de Lucas Pinheiro representando o Brasil; na sexta, Nicole Silveira garantiu o bronze no skeleton

Lucas Pinheiro é prata na Copa do Mundo de esqui alpino na Suíça - Programa: Globo Esporte SP

Saiba horários e onde assistir os jogos dos atletas brasileiros no Australian Open

Australian Open: confira datas e horários dos jogos de João Fonseca, Monteiro, Wild e Bia - Programa: ge highlights

Primeira brasileira a conquistar medalha em Copas do Mundo de esportes olímpicos de inverno, Nicole repete feito e sobe no mesmo pódio da noiva belga Kim Meylemans

Nicole Silveira divide pódio com a noiva e é bronze na Copa do Mundo de skeleton

Pioneiros, ginastas foram os primeiros do país a subir ao pódio em Campeonatos Mundiais. Diego tem ainda no currículo a medalha de prata nas Olimpíadas Rio 2016

BBB 25: Conheça os irmãos Diego e Daniele Hypolito, da ginástica

Além de Gary Hall Jr, outros atletas americanos foram afetados pela tragédia, que acontece desde o início da semana na Califórnia

Campeão olímpico da natação perde medalhas nos incêndios de Los Angeles - Programa: G1 Mundo

Imagem do surfista foi um marco nas Olimpíadas de Paris 2024 e rodou o mundo

Foto de Gabriel Medina vence premiação renomada da fotografia esportiva - Programa: Jornal Nacional

Brasileiros ganharam destaque na premiação feita pela SwimSwam, organização norte-americana especializada no esporte

Mafê e Cachorrão são eleitos os melhores nadadores sul-americanos de 2024 - Programa: Globo Esporte SP