Natação: Katie Ledecky quebra recorde de menor tempo na prova de 1500m nado livre
A icônica nadadora Katie Ledecky mostrou novamente para o mundo quem é a sua principal adversária: ela própria. A atleta estadunidense desafia os próprios recordes e empilha medalhas, conquistas individuais e marcas históricas.
Nesta quarta-feira em Paris, Ledecky sobrou nos 1500 metros e faturou seu oitavo ouro em Olimpíadas e o 12° pódio. Com o tempo de 15m30s15, ela conquistou o recorde olímpico, que era dela própria. A super atleta não perde essa prova há 14 anos.
A nadadora, aliás, ostenta todos os 20 maiores tempos da história das provas femininas de 1500m. O tempo em Paris foi "apenas" o oitavo da lista na batalha contra ela mesma. O percurso mais rápido dela (e do planeta) foi de dez segundos a menos, com o 15m20s48, em 2018.
Na prova dessa quarta-feira em Paris, Ledecky assumiu a liderança ainda nos primeiros 50 metros e abriu naturalmente a vantagem para conquistar o ouro. Ainda na primeira metade, a nadadora dos Estados Unidos possuía mais de um corpo de diferença para as adversárias. Na semifinal, ela nadava com uma piscina de vantagem e a imagem viralizou nas redes sociais.
Com o último ouro em Paris, Ledecky igualou a nadadora Jenny Thompson como a mulher com mais medalhas douradas na natação olímpica. A mulher mais vitoriosa das Olimpíadas, no geral, é a ginasta soviética Larisa Latynina, que subiu ao pódio 18 vezes, com nove ouros (um a mais que Ledecky), nas décadas de 1950 e 1960.
Entre os homens (e todas as outras modalidades), o recorde absoluto é do nadador americano Michael Phelps, dono de 28 medalhas olímpicas, sendo 23 de ouro.
Katie Ledecky ainda tem chance de subir novamente ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta entra na piscina nesta quinta-feira para a disputa dos 4x200 metros e, no sábado, participa dos 800m livre.
Veja também