TIMES

Por Redação do ge — Paris


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) se manifestou na manhã desta terça-feira sobre as acusações de assédio feitas pela nadadora Ana Carolina Vieira, expulsa da delegação brasileira em Paris após um caso de indisciplina. Segundo a entidade, não há nenhuma denúncia pendente em relação a membros da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Em publicações nas redes sociais, a nadadora, que deixou a Vila Olímpica sem autorização e se envolveu em uma discussão por causa de uma troca na equipe do revezamento, garantiu que não teve má conduta e que estava desamparada. Ela também afirmou que houve assédio na seleção de natação.

Ana Vieira fala pela primeira vez em seu Instagram após ser expulsa da delegação

Ana Vieira fala pela primeira vez em seu Instagram após ser expulsa da delegação

A brasileira, nas redes sociais, não especificou como ocorreu o assédio, nem quando. Mas disse que irá revelar todos os detalhes com a ajuda de um advogado.

Em nota, o COB informou que depois da expulsão da delegação brasileira, Ana Carolina Vieira conversou com a mãe, teve apoio do psicólogo da delegação e também teve acesso irrestrito a alimentação e hidratação antes de se dirigir ao aeroporto.

Ana Carolina Vieira, atleta de natação do Brasil — Foto: Reprodução

Sobre as denúncias de assédio, o COB disse que não iria se manifestar publicamente, por se tratar de um assunto sigiloso e que depende da análise do setor de compliance da entidade. O COB, no entanto, reforçou que não havia nenhuma denúncia pendente referente a atletas ou membros do corpo técnico da CBDA.

Confira a íntegra da nota oficial do COB:

Durante o desligamento da nadadora Ana Carolina Vieira da delegação, a atuação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi pautada, como de costume, pelo respeito, atenção e cuidado à atleta em razão do momento delicado pelo que ela passava.

Ao longo de todo o processo, Ana Carolina Vieira esteve acompanhada da Oficial de Salvaguarda e líder do Esporte Seguro da Missão brasileira em Paris, que lhe prestou apoio. A atleta falou com a mãe, com o psicólogo da delegação, arrumou suas malas e teve acesso irrestrito a alimentação e hidratação antes de se dirigir ao aeroporto.

Eventuais fatos que tenham sido objeto de denúncia por parte da atleta por meio dos canais de atendimento e apoio do COB não têm qualquer relação com o ocorrido nos Jogos Olímpicos de Paris. Portanto, não serão objeto de comentários por parte do Comitê Olímpico do Brasil, principalmente porque tais denúncias são sigilosas e dependem de averiguação da área de Compliance, que age com total autonomia em relação ao executivo do COB.

É possível informar, contudo, que não existem denúncias pendentes referentes a atletas ou membros do corpo técnico da natação vinculados à CBDA.

O COB reitera que o respeito entre todas as pessoas que atuam em suas Missões é um valor fundamental e norteador das nossas ações. Além disso, o COB acredita que o acolhimento e cuidado com todas as pessoas que integram a Missão, independentemente dos atos praticados e das sanções aplicadas, deve sempre ser assegurado.

Veja também

Mais do ge

Comitê Olímpico Internacional promete repor as dez medalhas de Gary Hall Jr

Campeão olímpico vai ganhar réplicas após perder medalhas nos incêndios de Los Angeles

Campeão olímpico das argolas escreve carta aberta de despedida como atleta e vai iniciar trajetória como técnico: "É um novo começo pra mim"

Arthur Zanetti se aposenta como atleta e traça novos rumos na ginástica: "Difícil dizer adeus" - Programa: Esporte Espetacular

Tiare Couto sofreu uma queda na virada do ano, aguardou quatro horas por socorro e faleceu pouco depois de chegar ao hospital

Família explica acidente que tirou a vida da filha do surfista Danilo Couto no Havaí - Programa: Aprendiz De Big Rider

Esse é o segundo pódio de Lucas Pinheiro representando o Brasil; na sexta, Nicole Silveira garantiu o bronze no skeleton

Lucas Pinheiro é prata na Copa do Mundo de esqui alpino na Suíça - Programa: Globo Esporte SP

Saiba horários e onde assistir os jogos dos atletas brasileiros no Australian Open

Australian Open: confira datas e horários dos jogos de João Fonseca, Monteiro, Wild e Bia - Programa: ge highlights

Primeira brasileira a conquistar medalha em Copas do Mundo de esportes olímpicos de inverno, Nicole repete feito e sobe no mesmo pódio da noiva belga Kim Meylemans

Nicole Silveira divide pódio com a noiva e é bronze na Copa do Mundo de skeleton

Pioneiros, ginastas foram os primeiros do país a subir ao pódio em Campeonatos Mundiais. Diego tem ainda no currículo a medalha de prata nas Olimpíadas Rio 2016

BBB 25: Conheça os irmãos Diego e Daniele Hypolito, da ginástica

Além de Gary Hall Jr, outros atletas americanos foram afetados pela tragédia, que acontece desde o início da semana na Califórnia

Campeão olímpico da natação perde medalhas nos incêndios de Los Angeles - Programa: G1 Mundo

Imagem do surfista foi um marco nas Olimpíadas de Paris 2024 e rodou o mundo

Foto de Gabriel Medina vence premiação renomada da fotografia esportiva - Programa: Jornal Nacional

Brasileiros ganharam destaque na premiação feita pela SwimSwam, organização norte-americana especializada no esporte

Mafê e Cachorrão são eleitos os melhores nadadores sul-americanos de 2024 - Programa: Globo Esporte SP