TIMES

Por Redação do ge — Paris, França


Guilherme Caribé chega em quarto e avança às semis dos 100m livre nos Jogos de Paris 2024

Guilherme Caribé chega em quarto e avança às semis dos 100m livre nos Jogos de Paris 2024

O Brasil segue em busca de conquistar a primeira medalha na natação nas Olimpíadas de Paris 2024. Na manhã desta terça-feira, alguns brasileiros disputaram provas classificatórias para tentar vaga nas fases finais da competição. Guilherme Caribé, nos 100m livre, terminou a bateria em 4° lugar, com tempo de 48.35s e garantiu vaga nas semifinais. Beatriz Dizotti, nos 1500m livre feminino terminou com o 7° tempo geral e está na final da categoria.

Marcelo Chierighini, nos 100m livre, e Nick Albiero, nos 200m borboleta, também entraram nas piscinas de Paris, mas não conquistaram vaga nas fases finais. Além deles, a equipe masculina formada por Murilo Sartori, Fernando Scheffer, Eduardo Moraes e Guilherme Costa, tentou vaga no revezamento 4x200m livre, mas também ficou de fora.

Guilherme Caribé - Paris 2024 — Foto: Satiro Sodré/CBDA

Guilherme, que fez estreia em provas individuais, foi o primeiro brasileiro a conquistar vaga nas classificatórias e comentou sobre como se sentiu durante a prova:

- Agora é colocar a cabeça no lugar, descansar, ver o que a gente pode melhorar para a tarde e ir em busca dessa final - disse Caribé após a conquista da vaga.

- Acho que foi bem nadada. Me senti bem, sei que tem alguns pontos que podemos melhorar, colocar um pouco mais de força e de velocidade, mas o primeiro passo foi dado, estamos na semi. Olimpíadas não é questão de tempo, é bater na frente. Era com isso que eu estava na cabeça. Bater na frente, chegar nessa semifinal, colocar a cabeça no lugar e brigar por essa medalha - completou.

Guilherme Caribé - Olimpíadas 2024 — Foto: Satiro Sodré - CBDA

A segunda classificação do dia veio com Beatriz Dizotti, nos 1500m livre feminino. A nadadora brasileira ficou com o 7° melhor tempo da classificatória e avançou para a fase final. Apesar da conquista, Bia ainda acredita em um tempo melhor, mas se mostrou orgulhosa da vaga na final:

Beatriz Dizotti se emociona com classificação à final em Paris: "Querendo mais"

Beatriz Dizotti se emociona com classificação à final em Paris: "Querendo mais"

- Eu passei um período sem nadar com esse tempo. Precisei recuperar a autoestima para voltar a competir. Hoje estou em uma final olímpica. Estou muito feliz. Estou orgulhosa do trabalho que fiz e como consegui recuperar. Espero um bom resultado na final e representar bem o Brasil. Ainda não deixei de sonhar com o tempo abaixo dos 16 minutos, mas aqui só queria nadar o meu melhor - disse Bia.

Bia Dizotti - 1500m livre feminino - Paris 2024 — Foto: Satiro Sodré / CBDA

Brasileiros eliminados nas classificatórias

Nicolas Albiero se emociona com participação nos Jogos de Paris 2024

Nicolas Albiero se emociona com participação nos Jogos de Paris 2024

Apesar da classificação de Caribé, outros nomes do Brasil ficaram de fora das vagas finais. O primeiro a entrar nas águas nesta manhã, Nicolas Albiero terminou com tempo de 1:56:49, o 18° da classificatória geral e se despediu dos 200m borboleta. Depois da prova, falou sobre o sentimento de frustração por ficar fora das finais:

- Estou muito desapontado de como foi a disputa. Eu estava me sentindo muito bem nos primeiros 75% de prova, mas os últimos 25% foram difíceis por mim. Eu estava dando minha vida para chegar ao final, e infelizmente hoje não era meu dia.

Nick Albiero - Paris 2024 — Foto: Satiro Sodré - CBDA

Nick é norte-americano, mas em 2023 decidiu competir pelo Brasil, país do pai. Ele também falou sobre a experiência de representar o país em uma edição de Olimpíadas:

- É uma honra, sou muito privilegiado. Gostaria de ter mostrado mais nas piscinas, mas estou muito feliz de estar aqui - disse Nick.

Nicolas Albiero - Paris 2024 — Foto: Satiro Sodré / CBDA

Na mesma prova de Guilherme, mas em outra bateria classificatória, Marcelo Chiereghini terminou com tempo de 49.38s, que deu a ele o último tempo da bateria que disputou. O brasileiro acabou eliminado da competição.

Marcelo CHIERIGHINI - Paris 2024 — Foto: Satiro Sodré - CBDA

A última participação do Brasil nas provas qualificatórias aconteceu com a equipe masculina, que terminou a bateria na 6ª colocação e não garantiu vaga. Murilo Sartori comentou o resultado abaixo do esperado:

- Prova não saiu do jeito que eu queria, tínhamos chance de pegar uma final. Coloco essa prova nas minhas costas - disse ele.

Cachorrão, que já passou por outros momentos ao longo da edição de Jogos Olímpicos em Paris, projetou um futuro melhor para a equipe masculina e disse acreditar em uma melhora:

- A gente tem que evoluir junto, chegar todo mundo junto. Se chegarmos todos bem, vamos brigar pela prova. Temos mais uma edição de Olimpíadas, vamos estar no próximo ciclo. Não podemos deixar essa geração sair sem conquistar grandes resultados - disse Cachorrão.

Brasil chega em sexto e fica fora da final nos 4 x 200m livre

Brasil chega em sexto e fica fora da final nos 4 x 200m livre

O Brasil volta às piscinas de Paris ainda nesta terça-feira (30), na parte da tarde. Por volta das 15h30 (de Brasília), Guilherme Caribé disputa a semifinal dos 100m livre masculino.

Veja também

Mais do ge

Brasileira competiu 15 vezes na capital francesa e virou xodó nas redes sociais. Aos 51 anos, Yusuk Dikec ganhou fama - e a medalha de prata - ao disparar pistola com a mão no bolso

Os memes olímpicos de 2024: de Ana Sátila na "torneira" ao tiozão turco do tiro - Programa: Esporte Espetacular

País fecha ano com medalhas em Campeonatos Mundiais de categorias de base em diversas modalidades, mas vê alerta ligado no vôlei e atletismo, que ficaram longe do pódio

Resultados nos Mundiais de base animam Brasil para novo ciclo olímpico - Programa: Hora 1

Bastidores para saber quem será a candidata brasileira pelos Jogos Pan-Americanos de 2031 terá um mês de busca por apoio de atletas e confederações, que definem vencedora em 29 de janeiro

Disputa São Paulo x Rio-Niterói pelo Pan de 2031 esquenta; confira bastidores  - Programa: Globo Esporte RJ

Relembre as conquistas de jovens ídolos do esporte que se firmaram de vez no cenário dos esportes olímpicos na última temporada

João Fonseca, Julia Soares, Bala Loka: veja atletas que surpreenderam em 2024

Ídolos do esporte se despediram das competições neste ano, deixando um legado enorme às próximas gerações

Nadal, Murray, Slater: relembre grandes nomes que se aposentaram em 2024 - Programa: Jornal Nacional

Campeã pan-americana renasce e impressiona em reabilitação depois de 167 dias de internação por ter sido atropelada em treino de ciclismo para as Olimpíadas de Paris

Luisa Baptista sonha voltar ao triatlo um ano após acidente quase fatal: "A vida é uma oportunidade"

SC teve porta bandeira e medalhistas em Paris

Retrospectiva do esporte catarinense: veja os destaques de 2024 - Programa: Globo Esporte

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Fã de futebol, jamaicano postou foto ao lado do ex-melhor do mundo na madrugada deste sábado

Bolt posa ao lado de Ronaldo e se rende ao Fenômeno: "Elevou o jogo a outro nível"

Queda de grande volume de neve aconteceu quando Emre Yazgan caminhava com colegas da seleção juvenil da Turquia