TIMES

Por Redação do ge — Paris


Canadá 2 x 1 Nova Zelândia | Gols | Futebol feminino | Jogos de Paris 2024

Canadá 2 x 1 Nova Zelândia | Gols | Futebol feminino | Jogos de Paris 2024

O Comitê Disciplinar da Fifa tirou seis pontos do Canadá do torneio de futebol feminino das Olimpíadas. A entidade também suspendeu a técnica Bev Priestman por um ano. As decisões são resultado da investigação que apura o uso de drones pela seleção canadense para espionagem. Cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Com isso, o Canadá agora tem -3 pontos no Grupo A das Olimpíadas. Apenas uma rodada foi disputada no futebol feminino até agora, e a seleção canadense venceu a Nova Zelândia por 2 a 1. Neste domingo, a equipe volta a campo para encarar a anfitriã França. A Federação Canadense foi multada em 200 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão).

Técnica Bev Priestman está suspensa por um ano pela Fifa — Foto: Logan Riely/Getty Images

O analista Joseph Lombardi, que operou o drone, e a assistente Jasmine Mander, a quem ela se reportava, também foram suspensos por um ano pela Fifa. Lombardi seria uma "analista não-credenciado". Eles foram mandados de volta para o Canadá um dia depois de o caso vir a público.

– A Federação Canadense foi considerada responsável por não respeitar os regulamentos aplicáveis ​​da FIFA em conexão com a sua falha em garantir o cumprimento dos seus dirigentes participantes do Torneio Olímpico de Futebol com a proibição de voar drones sobre quaisquer locais de treinamento. Cada um dos técnicos foi considerado responsável por comportamento ofensivo e violação dos princípios de fair play em conexão com o uso de drones pela equipe representativa feminina do Canadá no âmbito do Torneio Olímpico de Futebol – anunciou a Fifa, em sua decisão.

Bev Priestman havia se retirado da estreia do Canadá, na quinta-feira, devido à crise causada pela suspeita de espionagem. Horas depois do jogo, a federação comunicou que Priestman ficaria fora de toda a competição. Com a decisão da Fifa, ela não poderá ter qualquer atividade no futebol por um ano. O auxiliar técnico Andy Spence comanda o time no momento.

O Comitê Olímpico do Canadá (COC) informou que avalia, junto com a federação de futebol do país, as possibilidades de apelar contra a dedução de pontos no torneio.

Entenda a polêmica

No início da semana, o Comitê Olímpico da Nova Zelândia havia denunciado à polícia francesa que um drone foi visto sobrevoando o local dos treinamentos de sua seleção feminina de futebol. Em seguida um membro da comissão técnica do Canadá foi identificado como o operador do aparelho. O comitê neozelandês fez uma queixa formal ao COI (Comitê Olímpico Internacional) e solicitou providências.

Na quarta-feira, a seleção feminina canadense dispensou duas profissionais, que chegaram a ser detidas pela polícia local. O Comitê Olímpico do país anunciou que mandou embora para casa o analista Joseph Lombardi, que operou o drone, e a assistente Jasmine Mander, a quem ela se reportava. Lombardi seria uma "analista não-credenciada".

O Comitê Olímpico Canadense pediu desculpas pelo incidente. Na sexta-feira, o diretor da Federação Canadense de Futebol, Kevin Blue, revelou que o ato não foi isolado. Foi aberta uma investigação sobre o possível uso sistemático de drones para espionagem, inclusive na seleção masculina, durante a Copa América, na qual a seleção canadense chegou à semifinal.

Uma reportagem da emissora TSN, do Canadá, revelou que a prática de espionagem existiu nas seleções masculina e feminina do país em competições nos últimos anos. Há registros, inclusive, das Olimpíadas de Tóquio, quando o time feminino canadense foi medalha de ouro e eliminou o Brasil nas quartas de final.

Veja também

Mais do ge

País fecha ano com medalhas em Campeonatos Mundiais de categorias de base em diversas modalidades, mas vê alerta ligado no vôlei e atletismo, que ficaram longe do pódio

Resultados nos Mundiais de base animam Brasil para novo ciclo olímpico - Programa: Hora 1

Bastidores para saber quem será a candidata brasileira pelos Jogos Pan-Americanos de 2031 terá um mês de busca por apoio de atletas e confederações, que definem vencedora em 29 de janeiro

Disputa São Paulo x Rio-Niterói pelo Pan de 2031 esquenta; confira bastidores  - Programa: Globo Esporte RJ

Relembre as conquistas de jovens ídolos do esporte que se firmaram de vez no cenário dos esportes olímpicos na última temporada

João Fonseca, Julia Soares, Bala Loka: veja atletas que surpreenderam em 2024

Ídolos do esporte se despediram das competições neste ano, deixando um legado enorme às próximas gerações

Nadal, Murray, Slater: relembre grandes nomes que se aposentaram em 2024 - Programa: Jornal Nacional

Campeã pan-americana renasce e impressiona em reabilitação depois de 167 dias de internação por ter sido atropelada em treino de ciclismo para as Olimpíadas de Paris

Luisa Baptista sonha voltar ao triatlo um ano após acidente quase fatal: "A vida é uma oportunidade"

SC teve porta bandeira e medalhistas em Paris

Retrospectiva do esporte catarinense: veja os destaques de 2024 - Programa: Globo Esporte

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Fã de futebol, jamaicano postou foto ao lado do ex-melhor do mundo na madrugada deste sábado

Bolt posa ao lado de Ronaldo e se rende ao Fenômeno: "Elevou o jogo a outro nível"

Queda de grande volume de neve aconteceu quando Emre Yazgan caminhava com colegas da seleção juvenil da Turquia

Dono de duas medalhas nas Olimpíadas deste ano, judoca de 24 anos foi operado nesta sexta em São Paulo. Atleta ainda não tem data para voltar a treinar nem competir

Willian Lima, medalhista olímpico em Paris, é submetido a cirurgia no ombro - Programa: ge highlights