TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A 15 dias do início oficial das Olimpíadas, o Time Brasil está definido. Ao todo, 276 atletas brasileiros estarão em Paris, competindo em 39 modalidades diferentes. Pela primeira vez na história, mulheres serão maioria na delegação, com 153 representantes – 55% do número total (para efeito de comparação, o índice foi de 47% em Tóquio, há três anos). Os Jogos de Verão de 2024 ainda terão um recorde: o cavaleiro Rodrigo Pessoa se tornará o primeiro brasileiro a participar de oito edições do evento.

Classificação do basquete brasileiro para as Olimpíadas é destaque do Termômetro Olímpico

Classificação do basquete brasileiro para as Olimpíadas é destaque do Termômetro Olímpico

De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a projeção é de que as mulheres não sejam só maioria na delegação verde e amarela, como também conquistem mais medalhas do que os homens em Paris:

– Existe, sim, uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de ocorrer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional – comentou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Paris 2024.

Ginastas serão primeiros atletas brasileiros a entrarem na Vila Olímpica, em 18 de julho — Foto: Marina Ziehe/COB

Com os 276 atletas enviados a Paris, o Brasil terá sua quarta maior delegação na história das Olimpíadas. O número fica atrás do que foi alcançado na Rio 2016 (465), em Tóquio 2020 (301) e em Pequim 2008 (277).

Inicialmente, o Comitê Olímpico do Brasil divulgou que a delegação brasileira teria 277 atletas em Paris. No entanto, o maratonista Daniel Nascimento testou positivo para três substâncias em exame antidoping. Com isso, perdeu a vaga nos Jogos de 2024.

Entre os representantes brasileiros nas competições de Paris, estará Rodrigo Pessoa. O cavaleiro disputará as Olimpíadas de Verão pela oitava vez, algo que nenhum outro atleta do Brasil conseguiu. Se levarmos em consideração todas as edições de Jogos, Pessoa igualará Jaqueline Mourão, que tem três participações em edições de verão (ciclismo mountain bike) e cinco de inverno (esqui cross-country e biatlo).

A primeira aparição de Rodrigo Pessoa em Olimpíadas foi em Barcelona 1992. Desde então, o cavaleiro conquistou uma medalha de ouro, em Atenas 2004, e dois bronzes, em Atlanta 1996 e Sydney 2000.

Rodrigo Pessoa em Atenas, quando ganhou ouro — Foto: Getty Images

Por falar em medalhas, o Brasil já conquistou 150 na história dos Jogos Olímpicos. Até agora, foram 37 ouros, 42 pratas e 71 bronzes. Em Tóquio, a delegação bateu o recorde brasileiro de pódios em uma edição, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes.

Até hoje, a modalidade que mais deu medalhas ao Brasil foi o judô, com 24 (quatro ouros, três pratas e 17 bronzes). Os judocas brasileiros vão seguidamente ao pódio há 10 edições, desde Los Angeles 1984. Em Paris, 13 atletas representarão o país e buscarão manter o bom retrospecto verde e amarelo. Entre eles, estarão Rafaela Silva, campeã em 2016, e Mayra Aguiar, dona de três bronzes olímpicos.

Veja também

Mais do ge

Brasileira competiu 15 vezes na capital francesa e virou xodó nas redes sociais. Aos 51 anos, Yusuk Dikec ganhou fama - e a medalha de prata - ao disparar pistola com a mão no bolso

Os memes olímpicos de 2024: de Ana Sátila na "torneira" ao tiozão turco do tiro - Programa: Esporte Espetacular

País fecha ano com medalhas em Campeonatos Mundiais de categorias de base em diversas modalidades, mas vê alerta ligado no vôlei e atletismo, que ficaram longe do pódio

Resultados nos Mundiais de base animam Brasil para novo ciclo olímpico - Programa: Hora 1

Bastidores para saber quem será a candidata brasileira pelos Jogos Pan-Americanos de 2031 terá um mês de busca por apoio de atletas e confederações, que definem vencedora em 29 de janeiro

Disputa São Paulo x Rio-Niterói pelo Pan de 2031 esquenta; confira bastidores  - Programa: Globo Esporte RJ

Relembre as conquistas de jovens ídolos do esporte que se firmaram de vez no cenário dos esportes olímpicos na última temporada

João Fonseca, Julia Soares, Bala Loka: veja atletas que surpreenderam em 2024

Ídolos do esporte se despediram das competições neste ano, deixando um legado enorme às próximas gerações

Nadal, Murray, Slater: relembre grandes nomes que se aposentaram em 2024 - Programa: Jornal Nacional

Campeã pan-americana renasce e impressiona em reabilitação depois de 167 dias de internação por ter sido atropelada em treino de ciclismo para as Olimpíadas de Paris

Luisa Baptista sonha voltar ao triatlo um ano após acidente quase fatal: "A vida é uma oportunidade"

SC teve porta bandeira e medalhistas em Paris

Retrospectiva do esporte catarinense: veja os destaques de 2024 - Programa: Globo Esporte

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Fã de futebol, jamaicano postou foto ao lado do ex-melhor do mundo na madrugada deste sábado

Bolt posa ao lado de Ronaldo e se rende ao Fenômeno: "Elevou o jogo a outro nível"

Queda de grande volume de neve aconteceu quando Emre Yazgan caminhava com colegas da seleção juvenil da Turquia