A Prefeitura da cidade de São Paulo vai anunciar oficialmente, nesta quinta-feira, a candidatura para ser a cidade sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A capital paulista já foi palco dos jogos em 1963 e pretende repetir a dose, além de estar no páreo para receber também a Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027.
O secretário municipal de Esportes, Cacá Viana, vai entregar a carta de intenção de sediar o evento ao presidente da PanAm Sports, Neven Ilic, em reunião em Santiago, no Chile, cidade que receberá a edição de 2023 dos Pan-Americanos, a partir desta sexta-feira (20).
Rumo ao Pódio faz a projeção de medalhas para o Pan de Santiago
A Secretaria de Comunicação da prefeitura declarou a criação de uma espécie de vitrine paulistana no Chile, o Espaço Cidade de São Paulo, na Casa Brasil - estrutura feita para promover o movimento olímpico brasileiro em Santiago, com música e gastronomia do país.
O Espaço vai oferecer atividades gratuitas abertas ao público, shows de artistas brasileiros, degustação e aulas da culinária tradicional, além de passeios feitos em realidade virtual sobre os parques e as áreas verdes paulistanas. Além disso, será possível conhecer programas de incentivo e aceleração entre outros projetos da Prefeitura de São Paulo.
São Paulo foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e, por isso, já conta com estádios, hotéis e transportes para receber grandes eventos. Na reunião com Ilic, Cacá Viana deverá ter acesso à infraestrutura e aos encargos necessários para que o sonho do Pan possa ser executado, caso a cidade seja escolhida.
Veja também