Flávia Saraiva, da ginástica do Brasil, dá palpites para Jogos Olímpicos de Paris 2024
Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, Flávia Saraiva sempre teve vocação para a ginástica. Dando piruetas pelas ruas e se pendurando em árvores e obstáculos, a atleta - que começou a treinar aos 11 anos na ONG Qualivida - é uma das principais esperanças de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, conheça a história.
História
Flávia começou a ter destaque nas competições ainda com 14 anos em 2013. No Gymnasiade Brasil, uma das maiores competições escolares do mundo, levou 2 ouros individuais e 1 prata em equipes, voltando todos os olhares para a jovem.
Após as medalhas de ouro no solo do Pan-Americano Júnior e Jogos Olímpicos da Juventude, Saraiva foi convocada pela primeira para a Seleção Brasileira de Ginástica, já conquistando ouro no solo e prata na trave da Copa do Mundo de Ginástica daquele ano, sediada em São Paulo.
Jogos Olímpicos
No Rio 2016, seus primeiros Jogos Olímpicos, Flávia conquistou o quinto lugar na trave e o oitavo na competição por equipes. No entanto, apesar de não ser premiada com uma medalha, o desempenho da xodó brasileira não passou batido e Simone Biles fez questão de pontuar a grande atuação de Flávia na competição.
— Honestamente, pensei que a medalha iria para Flávia. Ela foi tão bem na trave. Achei que ela merecia. Mas estou orgulhosa. A série dela pareceu melhor do que a que eu fiz. Então, esperava ela ganhando a medalha e não eu. Eu vi a série dela e achei ótima — disse a ginasta americana.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Flávia sofreu uma lesão na última passada do solo nas fases classificatórias. Apesar de ter falhado dois aparelhos após a lesão, Saraiva ainda conseguiu a classificação, foi para o sacrifício nas finais e terminou em sétimo lugar. Para os Jogos Olímpicos de 2024, a ginasta é uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil.
Raio X -
- Nome completo: Flávia Lopes Saraiva
- Idade: 24 anos
- Altura: 1,45 metros
- Peso: 46 quilos
Títulos e medalhas
- 2014 - Jogos Olímpicos da Juventude: Duas pratas e um ouro
- 2015 - Jogos Pan-Americanos: Dois bronzes
- 2016 - Copa do Mundo - Baku: Dois ouros e um bronze
- 2016 - Copa do Mundo - Anadia: Dois ouros
- 2016 - Troféu Jesolo: Uma prata
- 2017 - Copa do Mundo - Koper: Um bronze
- 2017 - Troféu Jesolo: Um ouro e duas pratas
- 2018 - Copa do Mundo - Cottbus: Um ouro e uma prata
- 2019 - Copa do Mundo - Stuttgart: Um ouro
- 2019 - Jogos Pan-Americanos: Três bronzes
- 2023 - Copa do Mundo - Paris: Um bronze2023 - Campeonato Mundial: Uma prata e um bronze
- 2023 - Jogos Pan-Americanos: Quatro pratas e um bronze
- 2024 - Troféu Jesolo: Dois ouros e uma prata
Veja também