TIMES

Por Redação do ge — Cuiabá


Dois clubes tradicionais do futebol mato-grossense, mas que há anos estão fora de qualquer divisão do Campeonato Brasileiro. Eliminados na semifinal do Estadual, Mixto e Luverdense brigam diretamente por uma vaga na Série D de 2025. Além da busca por calendário nacional, a meta é uma só: dar o próximo passo no processo de reconstrução.

Mixto x Luverdense, em jogo válido pela primeira fase do Mato-grossense — Foto: Assessoria LEC

Depois de quatro anos seguidos na Série B, o Verdão do Norte permaneceu na Série C até 2019, quando foi rebaixado. Em 2020, o clube desistiu de disputar a quarta divisão nacional e desde então briga para se reestruturar. Neste período, chegou a cogitar o licenciamento das atividades.

Em 2024, o clube de Lucas do Rio Verde começou uma reformulação que inclui diminuição das dívidas e reforma do centro de treinamento. O objetivo era chegar à final para carimbar vaga na Série D, mas o regulamento do Mato-grossense reservou uma nova oportunidade através da disputa de terceiro lugar.

Do outro lado, o Mixto iniciou a competição com as mesmas metas. Rebaixado à Segundona estadual em 2020, o time alvinegro voltou à elite duas temporadas depois sob nova gestão - que tem plano a longo prazo em andamento.

Fora dos holofotes nacionais desde 2013, o clube mira a disputa da quarta divisão nacional para dar continuidade ao projeto de alcançar prateleiras mais altas dentro de dez anos.

Campeão da Copa FMF do ano passado, o Mixto está garantido na Série D deste ano. Mas caso o acesso não seja alcançado, a diretoria foca em garantir outra chance em 2025.

Campeonato Mato-grossense 2024 — Foto: Gil Gomes/FMF

Apesar de buscarem chegar ao mesmo destino, só um deles vai carimbar a segunda vaga para a próxima temporada. Neste sábado, Mixto e Luverdense iniciam a briga pelo terceiro lugar do Campeonato Mato-grossense. O jogo de ida será disputado no Dutrinha, às 18h.

Por ter construído uma campanha superior ao rival, o Verdão tem a vantagem de decidir em casa. A volta está agendada para o dia 5 de abril (sexta-feira), às 19h, no Passo das Emas.

Veja também

Mais do ge