Imbatível, a atual campeã Jamie Chadwick venceu neste sábado a etapa 5 da W Series em Le Castellet, no Circuito de Paul Ricard na França. Líder do campeonato, a britânica largou em quarto lugar e conquistou a quinta vitória de 2022 depois de superar a pole position Beitske Visser ainda no início da prova. Belen Garcia e Nerea Marti ultrapassaram a finlandesa na disputa encurtada por dois safety cars e completam o pódio, respectivamente em segundo e terceiro.
A brasileira Bruna Tomaselli, que largou em 12º, ficou fora da zona de pontuação ao chegar na 11ª colocação.
O safety car foi acionado duas vezes por incidentes com Abbie Eaton na largada, e Chloe Chambers e Emily de Heus logo após o fim da primeira bandeira amarela. Com isso, o tempo efetivo de disputa caiu para menos da metade dos 30 minutos totais de prova.
Além do desfile de superioridade de Chadwick, a corrida ainda teve como destaque a defesa de Garcia no duelo com a colega de equipe na Quantfury. No entanto, a britânica da Jenner Racing é a única piloto a vencer na atual temporada. Ela lidera com 125 pontos, mais que a metade da vice-líder Abbi Pulling.
A largada
Visser só segurou a pole position por alguns metros antes de ser superada por Chadwick, que mergulhou do quarto lugar para o segundo antes de fazer a ultrapassagem que valeu a liderança.
Abbie Eaton, que partiu em décimo, foi espremida por Belen Garcia e Abbi Pulling. Seu carro chegou a deixar o chão, mas ela bateu de volta e ficou para trás, abandonando a prova. Bruna Tomaselli, que largou em 12º, subiu uma posição.
A prova
O carro de segurança entrou na pista devido ao incidente na largada e todo o grid aproveitou para passar pelos boxes. A prova foi retomada na volta 3, após nove minutos e com as posições mantidas, mas outro incidente trouxe de volta a bandeira amarela.
Chloe Chambers e Emily de Heus ficaram atravessadas nas primeiras curvas após um toque numa tentativa de ultrapassagem de Heus sobre a novata da Jenner Racing. O safety car foi acionado uma segunda vez, e a holandesa seria punida com 10s pelo lance.
No sexto giro, restando apenas 13 minutos no cronômetro, o safety car voltou para os boxes. Visser passou Chadwick por dentro ao fim da reta principal, mas a britânica recuperou a posição.
Logo atrás, Belén Garcia colou na finlandesa de olho na vice-liderança e conseguiu passá-la, livrando-se ainda da pressão de Nerea Marti, antes em quarto lugar. Na volta 7, Visser acabou errando ao sair da pista e deu espaço para a espanhola também superá-la, subindo para terceiro.
Nos cinco minutos finais, enquanto Chadwick ampliava o controle da prova na ponta, Tomaselli seguia na cola de Jessica Hawkins, a meio segundo da britânica, mas não conseguiu alcançá-la o suficiente para a manobra que garantiria a última vaga no top 10.
Os segundos finais da corrida foi marcada por uma disputa interna entre Fabienne Wohlwend e Marta Garcia, dupla da CortDAO Racing, e foi a espanhola que levou a melhor depois de ficarem roda a roda rumo ao sexto lugar.
Resultado
A próxima corrida da W Series 2022 será no próximo sábado, 30, na etapa de Hungaroring.
Veja também