TIMES

Por Redação do ge — Arábia Saudita


O brasileiro Lucas Moraes fez bonito ao vencer a sétima etapa do Rali Dakar 2025, neste domingo, na Arábia Saudita. É apenas a segunda vitória de um piloto brasileiro na história do mais prestigiado rali do mundo - o outro triunfo foi conquistado também por ele na terceira etapa de 2024.

Lucas Moraes (dir.) mostra a medalha de ouro da sétima etapa do Rali Dakar com o navegador Armand Monleón (esq.) — Foto: Reprodução/Instagram

Ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, Lucas liderou praticamente durante toda a especial de 418km e terminou em primeiro lugar com um tempo de 4h01min49s. Com este resultado, o brasileiro ocupa agora a 13ª posição na classificação geral da categoria Carros Ultimate FIA, estando a 3h15min13s do líder sul-africano Henk Lategan. O Rali Dakar segue até sexta-feira, dia 17 de janeiro, mas Moraes não tem mais chances de sair em primeiro lugar geral, após sofrer uma quebra na etapa de sábado.

- Foi uma especial muito boa para a gente. A gente estava numa posição muito boa de pista, a gente imprimiu um ritmo muito forte desde o começo, agora sem muita pressão no resultado geral, mas muito feliz com nossa segunda vitória para o Brasil. Ganhar uma dessas etapas é sempre um desafio. Muito feliz mesmo, a equipe merece depois de todo o problema que tivemos ontem (sábado) - disse Lucas Moraes ao canal "Zona de Rally".

Carro de Lucas de Moraes desce duna durante etapa do Rali Dakar 2025 — Foto: A.S.O./A.Vincent/DPPI

Os resultados gerais do Dakar contam para o Campeonato Mundial de Rally-Raid, principal competição de off-road do mundo. Em 2024, sua temporada de estreia, Lucas Moraes se tornou o primeiro brasileiro a terminar no pódio do Mundial, ao ficar com a medalha de bronze. Após Dakar, o campeonato segue para ralis em Abu Dhabi, África do Sul, Portugal e Marrocos. Lucas é também tricampeão do Rali dos Sertões.

NA PONTA DOS DEDOS 01/01/2025 - Lucas Moraes, piloto da Toyota no Rally Dakar

NA PONTA DOS DEDOS 01/01/2025 - Lucas Moraes, piloto da Toyota no Rally Dakar

O Dakar, anteriormente conhecido como Paris-Dakar, está em sua 47ª edição. De 2009 a 2019, as provas ocorreram na América do Sul (Lima, Argentina, Peru, Chile e Bolívia); desde 2020, são realizadas na Arábia Saudita. Em 2025, a competição conta com 807 competidores entre carros, motos e caminhões, percorrendo aproximadamente 7.700 km pela Arábia Saudita, em um teste de resistência de rally-raid.

Veja também

Mais do ge