A temporada 2024 do Mundial de motovelocidade e suas categorias de acesso foi encerrada neste domingo com o GP da Solidariedade em Barcelona, em prol das vítimas das enchentes em Valência na Espanha. E além da vitória de Arón Canet, a etapa teve ainda o brasileiro Diogo Moreira quebrando um recorde para o país com seu pódio inédito na Moto2. Ele chegou em terceiro lugar a 0s043 do quarto colocado e atual campeão Ai Ogura.
O último piloto do Brasil a alcançar tal feito no último degrau antes da MotoGP foi Adu Celso Santos, que venceu o GP da Espanha da antiga categoria de 350cc em 1973. Santos, que faleceu em 2005, também foi o primeiro brasileiro a correr a MotoGP.
Moreira, de 20 anos, começou a competir na Europa em 2017. Sua estreia no mundo da MotoGP foi em 2022, pela Moto3; em duas temporadas, venceu uma corrida e subiu ao pódio três vezes.
O paulista migrou neste ano para a Moto2, representando a Italtrans Racing Team. Ele terminou o campeonato em 13º lugar, e também foi nomeado como o Estreante da Temporada.
Veja também