TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A agenda de Felipe Drugovich está cheia. Piloto reserva da Aston Martin na F1, o brasileiro foi anunciado pela Maserati para os testes de novatos na Fórmula E. A disputa está marcada para o dia 13 de maio, na próxima segunda-feira, em Berlim. Em 2023, Drugo liderou os testes da equipe com tempo de 1m05s509.

Felipe Drugovich no GP de Abu Dhabi da F1 em 2023 — Foto: Kym Illman/Getty Images

Nos testes de abril do ano passado, Drugovich guiou pela Maserati, e marcou o tempo de 1m05s509 em uma volta. Ele foi apenas 0s208 mais lento que a melhor volta do fim de semana do ePrix de Berlim, mesmo circuito dos testes, estabelecida no segundo treino livre por Maximilian Guenther - titular do carro usado pelo paranaense.

- Estou ansioso para voltar ao volante de um carro da Fórmula E neste fim de semana. Participei dos testes de novatos do ano passado, com a Maserati, e todos na equipe me receberam muito bem, o que tornou a experiência muito positiva - disse o brasileiro.

Em 2024, os testes dos novatos da Fórmula 3 serão na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, em Berlim. O brasileiro será acompanhado pelo chileno Nico Pino, de 19 anos de idade, que compete na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

Felipe Drugovich foi o novato mais rápido em testes da Fórmula E, em Berlim — Foto: Divulgação/Fórmula E

- Em comparação com outras categorias de monopostos em que pilotei, a Fórmula E é única, e as nuances de performance do carro Gen3 são muito divertidas e recompensadoras. Ser confiado com uma função ativa no desenvolvimento da equipe em um momento crítico da temporada é uma grande honra. Estou muito animado.

Nesta segunda-feira, uma semana antes dos testes da Fórmula E, Felipe Drugovich foi anunciado pela Action Express Racing para a disputa das 24 Horas de Le Mans. A tradicional corrida francesa está marcada para os dias 15 e 16 de junho.

Le Mans não será um desafio totalmente novo para Drugovich. Ele venceu duas edições virtuais da corrida pela Red Line, equipe de Max Verstappen, atual tricampeão da Fórmula 1. No segundo título, a prova contou com 365 voltas, e a diferença entre o carro do brasileiro e o segundo colocado foi de 21 segundos.

Veja como ficaram os carros da Fórmula 1 para a temporada de 2024

Veja como ficaram os carros da Fórmula 1 para a temporada de 2024

Drugovich disputa a Le Mans Europeia. Na atual temporada, ele já esteve em duas corridas e não venceu. Na etapa de Barcelona, a Vector Sports foi a 13ª colocada e, neste domingo, a equipe acabou na 15ª posição em Le Castellet, na França. A próxima prova será apenas em julho, após as 24 Horas de Le Mans.

O jovem piloto brasileiro já disputou três treinos livres na F1; no GP de Abu Dhabi de 2022 e, no ano seguinte, no GP da Itália e também na prova no Circuito de Yas Marina. Seu melhor resultado foi em Abu Dhabi, em 2023, quando foi segundo colocado - a 0s2 do líder George Russell.

Natural da cidade de Maringá, ele é reserva da Aston Martin desde 2023; um ano antes, assinou como piloto de desenvolvimento da mais nova Academia da equipe que, hoje, conta ainda com Tina Hausmann, piloto da F1 Academy, e Jak Crawford, titular na F2.

Veja também

Mais do ge