TIMES

Por Redação do ge — Seul, Coréia do Sul


O belga Stoffel Vandoorne se sagrou campeão da temporada 2021/2022 da Fórmula E neste domingo. O piloto da Mercedes terminou a 16ª e última etapa do campeonato, disputada em Seul, em segundo lugar, atrás apenas do suíço Edoardo Mortara, e chegou aos 213 pontos. Único que ainda o ameaçava, o neozelandês Mitch Evans terminou apenas na sétima posição e terminou a temporada com 180 pontos.

Stoffel Vandoorne ergue o troféu de campeão da Fórmula E em 2021/2022 — Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images

Vandoorne fez uma corrida conservadora e segura no 100º ePrix da história da Fórmula E. Na pista, o belga cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, mas uma punição ao britânico Jake Dennis, segundo colocado, inverteu a posição dos dois no pódio. Dennis se envolveu num incidente com o português António Félix da Costa e foi punido com a perda de 5 segundos.

Mortara vence etapa de Seul; em segundo, Vandorme é campeão mundial da Fórmula E

Mortara vence etapa de Seul; em segundo, Vandorme é campeão mundial da Fórmula E

O segundo lugar de Vandoorne também garantiu o bicampeonato da Fórmula E à Mercedes na competição de construtores, mesmo com o abandono de Nyck De Vries. A equipe alemã somou 319 pontos na temporada e ficou à frente da Rokit Venturi, com 295 pontos. Em 2022/2023, no entanto, a Mercedes dará lugar na categoria à McLaren.

Os pilotos brasileiros terminaram fora da zona de pontuação na última etapa da temporada. Lucas di Grassi ficou na 11ª posição e Sérgio Sette Câmara, na 13ª. No campeonato, di Grassi terminou na quinta posição e Sette Câmara na 20ª. Na véspera, di Grassi já havia feito história com um terceiro lugar que o tornou o primeiro piloto a ultrapassar os 1.000 pontos na categoria - tem 1.009 no total.

Veja também

Mais do ge