Gabriel Bortoleto é campeão da Fórmula 2
Logo depois de se tornar campeão da Fórmula 2 com o segundo lugar em Abu Dhabi, Gabriel Bortoleto deu entrevista ainda na pista e dedicou o título da competição ao povo brasileiro. O paulista de 20 anos de idade fez questão de responder a uma pergunta em português mesmo tendo sido perguntado em inglês, agradeceu aos torcedores pelo apoio e ressaltou a força do Brasil dentro e fora das pistas:
- Muita gente desconfiou que eu não ia conseguir quando estava na FRECA, mas ganhei a F3 e a F2 seguidas. A gente não desiste, é um povo que supera qualquer barreira. Obrigado a todos que me ajudam e me apoiam, esse título é para vocês. Isso mostra o quanto o Brasil é forte, e vou voltar a representar vocês na Fórmula 1 - disse o campeão.
Bortoleto tem tido ascensão meteórica no automobilismo. Ele iniciou sua trajetória no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à Fórmula 3, em 2023. Na primeira temporada na F3, foi o campeão pela Trident após vencer duas provas. Agora, sagrou-se campeão também na Fórmula 2.
O brasileiro não soube definir exatamente os sentimentos em relação ao campeonato conquistado, mas declarou estar em "outra dimensão" com o título e ressaltou a felicidade por ter dado alegria ao Brasil logo pela manhã:
- É a melhor sensação do mundo, não consigo explicar o que estou sentindo agora. Tanta adrenalina, alegria, todos estão aqui me apoiando, todo o Brasil me assistindo às 6h da manhã. Consegui retribuir essa alegria em um domingo pela manhã. É um sonho, é espetacular. Não estou pensando muito, estou em outra dimensão.
Sauber anuncia Gabriel Bortoleto, e F1 volta a ter brasileiro em 2025
Gabriel Bortoleto conquistou o título com consistência e tranquilidade na prova realizada no circuito de Yas Marina. A vantagem dele para o vice-líder Isack Hadjar era de apenas 4,5 pontos, mas o francês se complicou ao ficar com o carro travado na largada e teve que ir para os boxes. Com isso, terminou em 19º lugar e sequer teve chance de tentar tirar o campeonato do brasileiro.
O campeão da Fórmula 2 afirmou que não percebeu exatamente o que havia acontecido com Hadjar durante a corrida. No início da prova, ele foi atacado por Pepe Martí, companheiro de equipe do francês, e muitos acreditavam que era o vice-líder do campeonato quem tentava tomar a posição de Bortoleto.
- Para ser sincero, estava tão concentrado que não entendi muito bem onde ele estava. Estava em um outro nível, alguma coisa estranha acontecendo, não sabia se ele estava fora ou não. Estava tentando buscar a vitória, parabéns ao Joshua (Durksen, ganhador da corrida). Estou muito feliz pelo título.
Gabriel Bortoleto já tem contrato garantido com a Sauber para 2025 e vai representar o Brasil na F1 - ele será o primeiro piloto brasileiro a disputar uma temporada na principal categoria do automobilismo desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição.
O campeão terminou a temporada com 214,5 pontos e duas vitórias, contra 192 do vice-líder Hadjar. O primeiro contato do agora campeão da Fórmula 2 com o carro da Sauber na Fórmula 1 será nos testes de pós-temporada, também em Abu Dhabi.
Veja também