A desvantagem de 52 pontos que Lando Norris precisava descontar em cinco corridas para Max Verstappen subiu para 57 após o GP dos Estados Unidos vencido neste domingo. O piloto da McLaren chegou em quarto lugar após largar da pole position e, depois da prova, não escondeu a frustração com o resultado que o afastou da tão sonhada liderança na reta final do campeonato.
- Isso (abala) bastante. Acaba com o nosso ímpeto. Mas chegamos aqui com a mente aberta, sem esperar dominar ou até vencer. O fato da Ferrari ter sido tão rápida mostrou que eles são igualmente competitivos. Mesmo que eu tivesse saído da curva 1 em primeiro lugar, nunca teria chegado em primeiro ou segundo; poderia, no máximo, chegar em terceiro - avaliou o britânico.
Norris foi ultrapassado ainda na largada da corrida; tendo Verstappen ao seu lado, foi empurrado para fora da pista pelo rival, o que deixou espaço suficiente para o vencedor Charles Leclerc passar ambos sem nenhuma resistência.
- O único cara que eu precisava vencer era Max, e foi esse cara que eu não venci. Então foi um fim de semana sem sucesso no geral. Mas fizemos uma boa tentativa. Eu tentei. Só que não foi bom o suficiente. Temos trabalho a fazer, e eu tenho trabalho a fazer comigo mesmo - lamentou.
O britânico teve ainda um segundo encontro com o tricampeão da RBR: a menos de dez voltas para a bandeirada após uma série de tentativas malsucedidas de ultrapassagem pelo terceiro lugar, Max se defendeu de mais um bote de Norris forçando o piloto da McLaren para fora da pista.
Com isso, Lando passou na frente do holandês e não devolveu a posição - a McLaren não o orientou a fazê-lo pois acreditava que não haveria punições, já que ambos tinham saído da pista. Não foi bem assim; Norris recebeu 5s por passar o rival fora do traçado, e perdeu o pódio.
- Acho que estamos sendo inconsistentes de novo, mas é difícil. Para mim, (a punição) foi uma decisão precipitada. Eles não ouviram nossos argumentos, o que deveriam ter feito após a corrida. Eles só queriam tomar uma decisão naquele momento para não mudar a pontuação, mas, por isso, foi uma decisão precipitada; eles não ouviram meu ponto de vista, o da minha equipe e nem o lado de Max - queixou-se Norris.
A McLaren discordou da decisão dos comissários do GP dos EUA, mas já ressaltou que não entrará com recurso contra a punição imposta ao seu piloto. Até a Mercedes, que teve George Russell punido com 5s em um lance semelhante, se envolveu na polêmica; o chefe Toto Wolff sugeriu que Verstappen tem sido poupado de forma suspeita de punições na F1.
Restam agora 146 pontos ainda em disputa na F1, a quatro corridas para o fim da temporada. Pelo menos três pilotos possuem chances factíveis de título: o líder Verstappen, Norris e o terceiro colocado Leclerc, que está a 79 pontos do tricampeão.
Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo
Veja também