TIMES

Por Redação ge — Baku, Azerbaijão


O calendário mais longo da história da F1 vai entrando em sua reta final. Depois do GP da Itália, vencido neste domingo por Charles Leclerc, da Ferrari, a categoria encara uma semana de intervalo antes da próxima etapa, o GP do Azerbaijão. Válida como a 17ª de 2024, a prova no Circuito de Rua de Baku mudou de data, passando do primeiro semestre do ano para setembro pela primeira vez desde sua estreia em 2017.

A etapa será entre os dias 13 a 15 de setembro. Contando com ela, faltam oito corridas para o fim deste campeonato, que começou em março e terminará em 8 de dezembro com o GP de Abu Dhabi.

Largada do GP do Azerbaijão da F1 em 2023 — Foto: Resul Rehimov/Anadolu Agency via Getty Images

A prova em Baku trocou de data com o GP do Japão. Este, por sua vez, foi realizado em abril para afastar-se dos riscos causados pela temporada de tufões no continente asiático, e aproveitar o visual da primavera japonesa. O calendário da F1 deste ano evoluiu no objetivo de regionalizar as provas, reduzindo viagens intercontinentais.

O GP do Azerbaijão foi uma das adições ao calendário da F1 em meados da era dos motores híbridos. A primeira corrida foi em 2017; porém, o Circuito de Baku estreou na categoria como sede do GP da Europa um ano antes na temporada 2016.

A corrida de 2016 foi vencida por Nico Rosberg, da Mercedes. E em seis edições, o GP do Azerbaijão coroou cinco pilotos diferentes. Quem lidera o ranking de vitórias é Sergio Pérez, da RBR, com dois triunfos - o último em 2023.

Sergio Pérez comemora a vitória no GP do Azerbaijão, sua segunda na temporada 2023 da Fórmula 1 — Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

O mexicano, porém, não vive bom momento na F1. Sua última vitória foi justamente em Baku há mais de um ano, há 33 GPs. Enquanto isso, seu colega da RBR Max Verstappen conquistou um tricampeonato mundial na última temporada e, neste ano, já venceu sete provas.

Além de Pérez, Max Verstappen, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo também já venceram o GP do Azerbaijão, que encerra a temporada europeia do campeonato de 2024. Depois, a F1 passará por Singapura e, enfim, iniciará a perna americana do calendário.

Horários do GP do Azerbaijão

Sexta-feira, 13 de setembro
- Treino livre 1: 6h30
- Treino livre 2: 10h

Sábado, 14 de setembro
- Treino livre 3: 5h30
- Classificação: 9h

Domingo, 15 de setembro
- Corrida: 8h

Transmissão

A TV Band exibe a corrida e a classificação na TV aberta. A Bandsports exibe os treinos e a classificação na TV fechada. O ge.globo acompanha todo o fim de semana em tempo real.

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Como funciona a pontuação na Fórmula 1?

Veja também

Mais do ge