TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A Mercedes confirmou, neste sábado do GP da Itália, o jovem Andrea Kimi Antonelli como substituto de Lewis Hamilton na próxima temporada da F1. E a decisão foi aprovada pelo heptacampeão, que está de malas prontas para a Ferrari em 2025; em uma publicação nas redes sociais, o veterano parabenizou o italiano de apenas 18 anos e reforçou sua confiança no pupilo.

Lewis Hamilton abraça Kimi Antonelli durante os treinos do GP da Itália de F1 em 2024 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

- Parabéns. Eu não tenho dúvidas de que você agregará muito à equipe ano que vem, ao lado de George (Russell, segundo piloto do time) - escreveu Hamilton em uma postagem.

Lewis Hamilton parabeniza Kimi Antonelli, seu substituto na Mercedes em 2025 — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Mercedes chegou a dar, no último ano, um contrato mais curto para Hamilton visando a promoção do adolescente italiano. Com a decisão do heptacampeão de ir para a Ferrari em 2025, a equipe começou a preparar o jovem com uma série de testes com carros antigos da octacampeã de construtores.

O adolescente fez nesta sexta-feira do GP da Itália sua estreia com o atual carro da F1, guiando o W15 da Mercedes no primeiro treino livre. Porém, teve apenas 11 minutos com o veículo porque bateu após marcar uma das melhores voltas na sessão, quando se encaminhava para outra volta rápida. Na ocasião, a equipe garantiu que a colisão não afetaria a escolha para a vaga que Hamilton deixará.

Andrea Kimi Antonelli bateu no primeiro treino livre do GP da Itália da F1 em 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images

Em maio, a Federação Internacional de Automobilismo recebeu um pedido de superlicença para o pupilo da Mercedes. Quem fez o pedido, porém, foi a Williams, que já recebeu pilotos da equipe alemã, como George Russell. No mês seguinte, a FIA mudou regra e permitiu que menores de 18 anos pudessem correr na F1.

Na F2, disputando sua primeira temporada neste ano, Kimi conquistou a sprint da Inglaterra e a vitória na etapa da Hungria em sequência. Ele já acumula mais que os 40 pontos exigidos para o documento, por meio de seus títulos na Fórmula 4 italiana e alemã, além da Fórmula Regional Europeia (FRECA) e a Fórmula Regional do Oriente Médio.

Por isso, ele também chegou a ser cotado para substituir, ainda em 2024, Logan Sargeant na Williams. No fim, a vaga ficou com o argentino Franco Colapinto. A ida de Carlos Sainz para a equipe britânica também foi um fator que deixou clara a inevitável contratação de Antonelli pela Mercedes.

Kimi Antonelli e George Russell, dupla da Mercedes na F1 em 2024 — Foto: Infoesporte

Antonelli não será o único novato na F1 2025. Além dele, Oliver Bearman e Jack Doohan, outros egressos da F2, também estarão no grid por Haas e Alpine, respectivamente.

Hamilton na Ferrari: relembre a carreira do piloto heptacampeão da F1

Hamilton na Ferrari: relembre a carreira do piloto heptacampeão da F1

Hamilton deixará a Mercedes no próximo ano, rumo à Ferrari, findando uma parceria de 11 anos, seis campeonatos mundiais de pilotos, oito títulos de construtores e 83 vitórias com a equipe alemã.

Infos e horários do GP da Itália de F1 2024 — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge