TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes, Luciano Burti e Átila Abreu falam de Hungria e Bélgica

NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes, Luciano Burti e Átila Abreu falam de Hungria e Bélgica

Entusiasta de videogames e piloto de corridas virtuais, Max Verstappen terá que dar um tempo de seu hobby - ao menos, durante os fins de semana da F1. Depois da terceira derrota consecutiva na temporada, no GP da Hungria, a RBR decidiu que o piloto não vai mais passar madrugadas em claro disputando provas em simulador.

Max Verstappen foi apenas quinto colocado no GP da Hungria de F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Esse é um hábito do tricampeão; neste ano, ele venceu o GP da Emilia-Romagna após ficar acordado até 3h da manhã e também vencer uma corrida online - as 24 Horas de Nurburgring. Mas desta vez, a RBR crê que o mau humor de Max tenha sido causado pelas horas a menos de descanso.

- Max estava muito irritado neste fim de semana, e não demorou muito para que as críticas surgissem - não é uma surpresa, já que ele joga corridas online metade da noite. Vale lembrar: em Imola ele só foi para a cama às três da manhã e depois venceu o GP. Max tem um ciclo de sono diferente, dormiu sete horas. Ele só correu online na Hungria porque um piloto de sua equipe não estava disponível. No entanto, concordamos que ele não vai pilotar em simuladores até tão tarde de novo - explicou o consultor da RBR, Helmut Marko, em exclusividade ao "Speed Week".

Max Verstappen em evento de corridas virtuais na Holanda, realizado em dezembro de 2023 — Foto: Alexander Scheuber/Getty Images for Heineken

Largando da terceira colocação no Circuito de Hungaroring no último domingo, Verstappen chegou a ganhar a vice-liderança da corrida mas teve que abrir mão da posição porque passou Lando Norris por fora da pista. Aí, iniciou-se uma série de reclamações do piloto pelo rádio da equipe.

O conflito com o engenheiro Gianpiero Lambiase se estendeu durante toda a corrida; Max reclamou da estratégia e disse estar tendo que resolver, sozinho, o problema que creditou ao setor comandado pela estrategista-chefe Hanna Schmitz.

Ele sofreu dois undercuts (quando um carro antecipa sua parada para obter vantagem, em pista, com os pneus trocados) de Lewis Hamilton, terceiro na corrida. Lambiase chegou a dizer que o tricampeão estava sendo infantil, ao se queixar de um suposto erro do rival da Mercedes na manobra defensiva.

Irritado, Max Verstappen concede entrevistas após o GP da Hungria de F1 em 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images

Para completar o fim de semana ruim - mesmo com a introdução de um pacote de atualizações no RB20 que não surtiu o efeito esperado -, Verstappen bateu com Hamilton a oito voltas do fim da prova quando seus pneus travaram.

A direção de corrida não responsabilizou ninguém pelo episódio, que o fez cair para quinto lugar. Depois da prova, Verstappen ainda rebateu as críticas à sua irritabilidade com um palavrão.

- Só conseguimos um quinto lugar e a causa foi termos seguido a estratégia da corrida de forma incorreta. Pensamos que ficaríamos mais tempo na pista para podermos ultrapassar mais tarde com pneus mais novos, mas essa vantagem só existiu durante duas voltas e, como resultado, perdemos 15s atrás de Hamilton. Ainda sofremos um undercut (de Hamilton) duas vezes, até Leclerc conseguiu passar; isso não deveria ter acontecido - avaliou Marko, acrescentando:

- Todo o fim de semana foi difícil: Max perdeu a pole por apenas 46 milésimos de segundo, o que realmente o irritou, porque ele esperava que as melhorias no carro nos colocassem, talvez, dois décimos à frente da concorrência. Então uma coisa levou à outra e as emoções aumentaram, com comentários inapropriados - para dizer o mínimo - do engenheiro (Lambiase) e também de Max.

A F1 retorna já no próximo fim de semana com o GP da Bélgica, válido como a 14ª etapa da temporada. Veja o calendário completo do campeonato 2024.

Veja também

Mais do ge