Enquanto a investigação por uma suposta conduta inapropriada de Christian Horner na RBR segue em andamento, com a última reunião do caso terminando inconclusiva, a equipe segue seu planejamento para a F1 2024. O gestor promete que o episódio não afetará o foco no campeonato, embora admita que tenha causado distrações - e roubado os holofotes até no lançamento do carro do time, o RB20.
- Inevitavelmente isso foi uma distração. Mas a equipe está muito unida, todos estão focados na temporada que está por vir. Então tudo tem seguido normalmente, e o apoio tem sido fantástico. Estamos totalmente focados em correr, ansiosos para estar no Bahrein semana que vem e ver o RB20 na pista - disse o britânico nesta quinta-feira, dia do lançamento do carro da equipe para 2024.
Veja como ficaram os carros da Fórmula 1 para a temporada de 2024
Não foram divulgados detalhes da averiguação, que é conduzida por advogados independentes e pela marca de energéticos que controla a equipe de F1 e sua "irmã", a RB. As queixas sobre Horner teriam sido feitas por uma funcionária mulher, por comportamento coercitivo e controlador.
- Obviamente há essa investigação e, claro, eu estou cooperando e trabalhando totalmente nela, mas isso está acontecendo em segundo plano. Sempre tivemos total apoio dos parceiros (da RBR) desde o falecimento de Dietrich (Masechitz, fundador da equipe, em 2022). E você pode ver o nível de investimento nas unidades de potência, no futuro da Fórmula 1 - garantiu Horner.
O britânico de 50 anos comanda a equipe desde 2005, estreia do time austríaco na F1.
De lá para cá, Horner liderou a RBR em seus seis títulos de construtores e sete de pilotos, conquistados com Sebastian Vettel (2010 a 2013) e Max Verstappen (2021 a 2023), que reforçou o apoio ao chefe.
- É a mesma coisa de sempre, posso te falar isso. Não sei quem gosta de escrever essas coisas mas entre mim e Christian tudo está como sempre foi. Da minha parte, eu estou muito focado na minha própria performance para estar pronto e em forma para dirigir o carro. E a minha vida não é só a F1; quando estou em casa, prefiro não pensar muito nisso, então estou ocupado o suficiente - disse o tricampeão.
Também piloto da equipe austríaca, Sergio Pérez concordou com seu colega e valorizou o papel de Horner no time:
- Sabemos que Christian é uma peça-chave em nossa organização. É importante que todos nós foquemos no que precisamos fazer. E o que precisamos fazer é ganhar campeonatos e levar a equipe o mais longe possível.
A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui. Na temporada 2024, o Cartola Express também terá a Fórmula 1 e você vai poder escalar os principais pilotos a partir do dia 25/02.
Veja também