O preparador físico Ronaldo Torres tem no currículo dois títulos brasileiros e trabalhou com treinadores renomados ao longo da carreira. E foi ao lado de um deles que uma cena cômica marcou a carreira: era ele quem lembrava nome do jogadores do Cruzeiro, em 2011, ao lendário Joel Santana, com quem fez parceria por 15 anos, e tinha acabado de chegar ao clube celeste.
No Brasileirão daquele ano, Joel se esqueceu do nome de alguns atletas e confundiu de outros – trocou Ortigoza por Fabrício – em uma partida contra o Vasco. O treinador precisou da ajuda de Ronaldo Torres para dar orientações aos jogadores. No dia seguinte, em reportagem bem-humorada, o jornalista Kiko Menezes contou a história no Globo Esporte (relembre no vídeo abaixo).
Joel Santana rouba show, Cruzeiro faz 3 a 0 no Vasco e vence em São Januário
De volta a Minas Gerais, agora para trabalhar no Uberlândia, ao lado do técnico Felipe Conceição, Ronaldo Torres conversou com o ge e relembrou o episódio.
"Qual é o nome dele?"
À beira do campo de São Januário, com a inseparável prancheta em mãos, Joel Santana ainda não sabia o nome de todos atletas do Cruzeiro. Durante o jogo contra o Vasco pelo Brasileirão, o treinador vira para Ronaldo Torres e pergunta: "Qual o nome dele? Do centroavante?"
"Logo na segunda semana de trabalho teve o jogo contra o Vasco em São Januário. Aí foi toda a confusão. Ele conhecia os atletas, mas não sabia os nomes. Aquele momento foi muito hilário, dele trocar o nome dos atletas.
Na ocasião, Joel chamava Ronaldo a todo momento: perguntando o tempo, mandando aquecer...
Ele me chamava para eu dar uma opinião e ao mesmo tempo mandava eu aquecer [os atletas]. Foi muito engraçado, uma coisa que marcou no futebol brasileiro"
Brincadeiras à parte, Ronaldo Torres afirma que Joel Santana é dos melhores amigos que fez no futebol.
– Até hoje o Joel é como se fosse um irmão. Estamos sempre juntos, ele vai na minha casa. É um amigo que ganhei no futebol, um cara ímpar, espetacular em todos os sentidos. Trabalhei 15 anos com Joel e nunca ouvi na boca dele que ele iria prejudicar um jogador. Ele sempre ajudou os atletas, sempre foi brincalhão com os atletas, sempre foi respeitado. O Joel é uma figura maravilhosa, um dos melhores treinadores que eu já trabalhei – falou.
Currículo pesado
Ronaldo Torres fez parte de comissões técnicas vitoriosas. Em 1995, conquistou o título do Brasileirão junto com Paulo Autuori no Botafogo. Em 2009, estava na comissão técnica de Cuca, que livrou o Fluminense do rebaixamento e ficou conhecido como Time de Guerreiros. No ano seguinte, o preparador físico seguiu nas Laranjeiras e com Muricy Ramalho foi campeão brasileiro mais uma vez.
Desde 2020, Ronaldo Torres tem trabalhado com o técnico Felipe Conceição, que comandará o Uberlândia na disputa do Campeonato Mineiro. O preparador físico está animado para fazer um bom trabalho à frente do clube mineiro.
– Quero fazer um grande trabalho aqui. Eu só quero ajudar, passar minha experiência. Estou muito feliz, se Deus quiser vamos fazer um bom trabalho, que o Uberlândia cresça cada vez mais, se estruture cada vez mais e o Felipe Conceição vai crescer muito também. E eu estarei junto. Esse é nosso objetivo, não só nosso da comissão técnica, mas também de todos os atletas – afirmou.
O Uberlândia estreia no Estadual no dia 24 de janeiro contra o Tombense às 19h no Estádio Almeidão, em Tombos.
📲 Confira as notícias do esporte no ge Triângulo
📲 Siga o ge no Instagram e no Facebook
MAIS ESPORTE: veja os vídeos do ge Triângulo e da TV Integração
Veja também