O América de Teófilo Otoni inicia no próximo sábado, 26, às 15h, contra o Guarani, no estádio Nassri Mattar, a luta por uma vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.
O Dragão vai disputar uma eliminatória pela sétima vez, desde que chegou à Segunda Divisão, em 2020, a segunda em que vai definir fora de casa. Em 2020, o time não passou de fase. E de 2021 até 2023, foram três classificações e três eliminações.
A primeira vez foi nas quartas-de-final, em 2021. Depois de perder para o Poços de Caldas a partida de ida, por 1 a 0, o América devolveu o placar em casa, e se classificou por ter a melhor campanha.
Nas semifinais, perdeu para o Varginha, fora de casa, por 1 a 0 e foi eliminado ao perder, pelo mesmo placar, em Teófilo Otoni.
Em 2022, nas oitavas-de-final, o América encarou o Atlético, de Três Corações. Venceu fora de casa por 1 a 0 e em casa por 4 a 0.
Mas a eliminação veio nas quartas-de-final. Pela primeira vez, o América iria decidir fora de casa. Depois de dois empates, por 0 a 0 e 1 a 1, contra o Valério, o Dragão foi eliminado por ter uma campanha inferior ao rival.
Em 2023, o adversário foi novamente o Poços de Caldas. O América venceu no sul de Minas, por 3 a 1 e sacramentou a classificação em casa, ao vencer por 2 a 0.
Mas, nas semifinais, veio a tragédia. Depois de vencer por 3 a 1 em Itabira, o Dragão perdeu por 2 a 0 em Teófilo Otoni e foi eliminado nos pênaltis, ao perder por 5 a 3.
A partida de volta entre América e Guarani acontece na segunda-feira, dia 4 de novembro, às 19h30, no estádio Farião, em Divinópolis.
Veja também