TIMES

Por Redação do ge — Belo Horizonte


O Campeonato Mineiro 2024 começa nesta quarta-feira com 12 equipes na disputa. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro são os cabeças de chaves dos três grupos da fase de classificação. A final está programada para 6 de abril, com a definição do vencedor.

Troféu do Campeonato Mineiro de 2024 — Foto: Tiago Trindade/FMF

Times participantes

  • América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Ipatinga, Itabirito, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG.

Quem mais venceu o Campeonato Mineiro?

Atlético-MG venceu 48 edições do Campeonato Mineiro — Foto: ge

Grupos do Campeonato Mineiro 2024

Grupo A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense
Grupo B: Atlético-MG, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova-MG
Grupo C: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Patrocinense

Os primeiros jogos do Mineiro 2024

1ª rodada
Quarta (24/1) - 19h - Villa Nova-MG x Cruzeiro - Castor Cifuentes, Nova Lima.
Quarta (24/1) - 19h - Tombense x Uberlândia - Almeidão, Tombos.
Quarta (24/1) - 20h - Athletic Club x Ipatinga - Joaquim Portugal, São João del Rei.
Quarta (24/1) - 20h30 - Democrata GV x Itabirito - Mamudão, Governador Valadares.
Quarta (24/1) - 21h30 - Patrocinense x Atlético-MG - Pedro Alves do Nascimento, Patrocínio
Quinta (25/1) - 19h - América-MG x Pouso Alegre - Independência, BH.

Regulamento

As equipes foram divididas em três grupos de quatro times na fase de classificação. Esses times vão enfrentar somente adversários dos outros grupos. Os três melhores de cada chave e o clube com maior pontuação geral entre os segundos colocados, avançam para as semifinais.

Para decidir os finalistas, os confrontos serão divididos da seguinte forma:

Regulamento semifinais do Campeonato Mineiro — Foto: Divulgação/FMF

Mais uma vez, a final vai ser disputada em dois jogos. Nas semifinais e na decisão, a equipe de melhor campanha na fase inicial tem vantagem em caso de dois empates ou de vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.

Jogadores do Atlético-MG comemoram a conquista do Campeonato Mineiro de 2023 — Foto: Fernando Moreno/AGIF

Os dois clubes rebaixados ao Módulo II vão ser definidos em um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase inicial. Ou seja, não necessariamente o último de um grupo disputará o triangular.

O Troféu Inconfidência segue mantido e vai ser disputado em semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocado geral da primeira fase.

Inscrição de jogadores

Segundo o regulamento do Estadual, os contratos de novos jogadores para disputar o Campeonato Mineiro podem ser registrados ao longo de toda a disputa, não havendo data limite para inscrição.

No entanto, só poderão participar das partidas os atletas e treinadores que tenham sido registrados na FMF e que tenham os nomes publicados no BID, da CBF, até o último dia útil anterior à realização do respectivo jogo.

VAR

Mais uma vez, o recurso do Árbitro de vídeo (VAR) será utilizado em todas as partidas da competição, desde a fase classificatória. A tecnologia será custeada pela FMF.

VAR durante o clássico entre Cruzeiro x América-MG — Foto: Globo

Como chegam os times?

Atlético-MG

Tetracampeão mineiro, o Galo vai em busca do quinto título seguido da competição. Comandado pelo técnico Felipão, o time manteve todos os titulares e trouxe o meia Gustavo Scarpa, que estava no Olympiacos (Grécia), um dos principais nomes da janela de contratações deste começo de ano.

⚽️ Time-base: Everson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia e Zaracho; Gustavo Scarpa, Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão

👀 Fique de olho em: Gustavo Scarpa. Craque do Brasileirão 2022, o jogador retorna ao Brasil para defender o Galo após passagem sem muito destaque pela Europa.

Apresentado, Gustavo Scarpa recebe a camisa 6 do Galo — Foto: André Ribas

América-MG

O Coelho passa por reformulação. Após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, 16 jogadores deixaram o clube. Apenas quatro nomes foram contratador para essa temporada. Para o cargo de treinador, a diretoria do América-MG aposta em Cauan de Almeida, ex-auxiliar de Mano Menezes no Corinthians.

⚽️ Time-base: Dalberson; Daniel Borges, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Martinez, Alê e Moisés; Jacaré e Mastriani. Técnico: Cauan de Almeida

👀 Fique de olho em: Moisés. Revelado no próprio América, o meio-campo, de 35 anos, volta ao clube após passar pelo futebol chinês.

Moisés volta ao América-MG após cinco anos na China — Foto: Mourão Panda/América

Athletic Club

A equipe de São João del Rei chega embalada por bons resultados na temporada passada, tanto a nível estadual, quanto no cenário nacional. Bicampeão do Mineiro do Interior (2022 e 2023) e campeão da Recopa Mineira (2023), o Esquadrão de Aço conquistou acesso para a Série C do Brasileirão.

⚽️ Time-base: Rodrigo Passarelli; Douglas Pelé, Edson, Victor Salinas e Yuri Silva; Diego Fumaça, Wallisson e David Braga; Welinton Torrão, Jonathas e Alason Carioca. Técnico: Rodrigo Santana

👀 Fique de olho em: Jonathas. O centroavante, que passou por Cruzeiro e Corinthians, teve grande experiência na Europa. Aos 34 anos, ele atuou nas ligas de Itália, Alemanha, Holanda e Espanha, onde foi apelidado de "Novo Diego Costa".

Jonathas foi contratado pelo Athletic de São João del Rei — Foto: Athletic Club/Divulgação

Cruzeiro

Com o argentino Nicolás Larcamón de técnico, o Cruzeiro busca retomar o caminho de títulos estaduais. São quatro edições sem levantar a taça. O principal objetivo é chegar à decisão. O time fez seis contratações para a temporada e manteve boa parte da base de 2023.

⚽️ Time-base: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Gabriel Veron e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón

👀 Fique de olho em: Dinenno. O atacante argentino, de 29 anos, é uma das novidades do Cruzeiro na temporada. Ele estava no Pumas, do México, e chega como a esperança de gols em 2024.

Dinenno comemora gol pelo Cruzeiro em jogo-treino — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Democrata GV

O time de Governador Valadares disputa o Módulo I do Campeonato Mineiro pelo terceiro ano consecutivo. Depois de quatro anos sob o comando de Paulo César Schardong, o clube terá o técnico Gian Rodrigues no comando. A temporada vai ser a última do zagueiro Rafael Caldeira, no clube desde 2020. Ele deve se aposentar no fim do ano.

⚽️ Time-base: Diego; Jair Júnior, Iago Furtado, Lula e Wender; Alemão, Jorge Pedra e Dudu Rodrigues; João Sala, Gutinho e Morotó. Técnico: Gian Rodrigues

👀 Fique de olho em: Igor Lemos. Ex-jogador do Cruzeiro, o meio-campo ganhou a titularidade nas três últimas partidas da Pantera em 2023 após boas apresentações.

Igor Lemos está de volta ao elenco do Democrata — Foto: Democrata/Divulgação

Ipatinga

O Tigre vem anunciando nomes que jogaram a Terceira Divisão do Brasileiro em 2023. O atacante Cesinha, artilheiro do Campeonato Baiano no ano passado, reforça a equipe. A temporada marca o retorno do clube ao Brasileirão, com a disputa da Série D.

⚽️ Time-base: William Menezes; Adriel, Cleyton, Renan Diniz e Lucas Luan; Paranhos, Marquinhos Bento e Luizinho; Vico, Jaú e Cesinha. Técnico: Carlos Pimentel.

👀 Fique de olho em: Cesinha. Destacou-se defendendo o Itabuna, ano passado. Também atuou pelo Confiança, na Série C em 2023, marcando apenas um gol em 14 jogos.

Cesinha também defendeu o Confiança, no ano passado — Foto: Neto Ferreira/ADC

Itabirito

Criada recentemente, a equipe venceu o Módulo II em 2023 e vai disputar a divisão de elite do Campeonato Mineiro pela primeira vez. O Itabirito vai mandar jogos no Independência, em Belo Horizonte. Porém, o clube vendeu o mando do confronto diante do Atlético, levando a partida para Brasília.

⚽️ Time-base: Elias; Lucas Mota, Lucas Costa, Rayan e Bryan; Claudinei, Bigode e Rondinelly; Erick Sales, Jonathan Cardoso e Lucas Coelho. Técnico: Marcelo Caranhato

👀 Fique de olho em: Bryan. Aos 31 anos, o lateral que passou por América-MG e Cruzeiro volta a atuar em MG após atuar pelo FC Aksu, do Cazaquistão.

Bryan vai disputar o Campeonato Mineiro defendendo o Itabirito — Foto: Giovanni Mendes

Patrocinense

Após brigar contra o rebaixamento nas últimas três temporadas, o time contratou o técnico Rogério Henrique, que tem bastante identificação com o clube. Em 2021 e 2023, ele assumiu o CAP no decorrer do Estadual e ajudou o clube a se livrar do descenso. Será o sétimo ano seguido que o Patrocinense jogará a elite mineira.

⚽️ Time-base: Cairo; Nando, Léo Alves, Guilherme e Ailton; Galhardo, Marinho e Luan; Marcilio, Caique e Caiuby. Técnico: Rogério Henrique

👀 Fique de olho em: Caiuby. O atacante foi campeão alemão na temporada 2008/09 pelo Wolfsburg. Depois de mais de 10 anos no futebol europeu, o jogador voltou ao Brasil.

Caiuby foi contratado pelo Patrocinense; para a disputa do Campeonato Mineiro — Foto: Alair Constantino/Dono do Apito

Pouso Alegre

O Dragão vem de rebaixamento para a Série D do Brasileiro e, por isso, reformulou totalmente o elenco para a disputa do Mineiro. O time vai para o quarto ano consecutivo na elite e tenta chegar pela primeira vez à fase final da competição.

⚽️ Time-base: Thiago Braga; Léo Príncipe, Alex Alves, Lucas Mufalo e Samuel Balbino; Kauê Lima, Henrique Braga e Lucas Nathan; Cristian Bauer, Gabriel Neto e David Lima. Técnico: Gustavo Brancão.

👀 Fique de olho em: Lucas Nathan. Meia habilidoso, o jogador tem passagens por Coritiba, Ituano e Ponte Preta. Ele já foi destaque na Caldense, na disputa do Mineiro em 2020.

Lucas Nathan, com a camisa da Ponte — Foto: PontePress/AlbertoNucci

Tombense

O Gavião Carcará vem para uma temporada que promete ser desafiadora. Apesar de ter sido campeão do Troféu Inconfidência em 2023 e ter se garantido na Copa do Brasil de 2024, o time de Tombos foi rebaixado e vai disputar a Série C do Brasileirão neste ano.

⚽️ Time-base: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Wesley Marth e Manoel; Rickson, Mikael e Felipinho; Gabriel Lima, Igor Bahia e Lucas Venuto. Técnico: Raul Cabral

👀 Fique de olho em: Felipe Garcia. Mesmo com a má campanha do time em 2023, um dos destaques da equipe foi o experiente goleiro. Ele permanece no Carcará e tenta reerguer o clube após ser campeão do Mineiro do Interior nas temporadas 2020 e 2021.

Felipe Garcia é o titular do gol do Tombense — Foto: Victor Souza/Tombense

Uberlândia

De volta à elite nesta temporada, o Verdão tenta se firmar no Módulo I do Campeonato Mineiro. Neste século, o Uberlândia acumula cinco rebaixamentos. O time vai ser comandado por Felipe Conceição, com passagens por América-MG e Cruzeiro.

⚽️ Time-base: Rafael Pin; Tiaguinho, Ewerton Páscoa, Mendonça e Gabriel Carioca; Rafinha, Sabino e Geovane; Jéfferson, Flávio Macarrão e Leó Martins. Técnico: Felipe Conceição

👀 Fique de olho em: Ewerton Páscoa. O zagueiro, que jogou com Neymar, no Santos, e foi campeão da Recopa, é o principal líder do elenco e vai atuar pela primeira vez no futebol mineiro.

Depois de passar pelo Santos em 2012, Ewerton Páscoa vai atuar pelo Uberlândia — Foto: Divulgação/Santos

Villa Nova-MG

Em 2023, a equipe de Nova Lima desistiu de participar do Brasileirão Série D, para focar na reconstrução do clube. Neste ano, além do Mineiro, o Villa vai disputar a Série D e a Copa do Brasil. O Leão renovou a parceria técnica com o Coimbra, treinando no Centro de Treinamento da equipe de Contagem.

⚽️ Time-base: Júlio César; Maurício, João Vitor, Boccanegra e Charles; Alex Paulino, Léo Reis e Neto; Caio Mancha, Renatinho e Guilherme Santos. Técnico: Vinícius Munhoz

👀 Fique de olho em: Caio Mancha: O atacante , de 31 anos, jogou a última temporada na Série A2 do Paulistão pela Portuguesa Santista e fez oito gols. Passou por Londrina, Floresta, do Ceará, e CD FAS, de El Salvador.

Caio Mancha, no Deportivo FAS, de El Salvador — Foto: Club Deportivo FAS

Veja também

Mais do ge