O Campeonato Mineiro 2024 começa nesta quarta-feira com 12 equipes na disputa. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro são os cabeças de chaves dos três grupos da fase de classificação. A final está programada para 6 de abril, com a definição do vencedor.
Times participantes
- América-MG, Athletic Club, Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata GV, Ipatinga, Itabirito, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e Villa Nova-MG.
Quem mais venceu o Campeonato Mineiro?
Grupos do Campeonato Mineiro 2024
Grupo A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense
Grupo B: Atlético-MG, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova-MG
Grupo C: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Patrocinense
Os primeiros jogos do Mineiro 2024
1ª rodada
Quarta (24/1) - 19h - Villa Nova-MG x Cruzeiro - Castor Cifuentes, Nova Lima.
Quarta (24/1) - 19h - Tombense x Uberlândia - Almeidão, Tombos.
Quarta (24/1) - 20h - Athletic Club x Ipatinga - Joaquim Portugal, São João del Rei.
Quarta (24/1) - 20h30 - Democrata GV x Itabirito - Mamudão, Governador Valadares.
Quarta (24/1) - 21h30 - Patrocinense x Atlético-MG - Pedro Alves do Nascimento, Patrocínio
Quinta (25/1) - 19h - América-MG x Pouso Alegre - Independência, BH.
Regulamento
As equipes foram divididas em três grupos de quatro times na fase de classificação. Esses times vão enfrentar somente adversários dos outros grupos. Os três melhores de cada chave e o clube com maior pontuação geral entre os segundos colocados, avançam para as semifinais.
Para decidir os finalistas, os confrontos serão divididos da seguinte forma:
Mais uma vez, a final vai ser disputada em dois jogos. Nas semifinais e na decisão, a equipe de melhor campanha na fase inicial tem vantagem em caso de dois empates ou de vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
Os dois clubes rebaixados ao Módulo II vão ser definidos em um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase inicial. Ou seja, não necessariamente o último de um grupo disputará o triangular.
O Troféu Inconfidência segue mantido e vai ser disputado em semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocado geral da primeira fase.
Inscrição de jogadores
Segundo o regulamento do Estadual, os contratos de novos jogadores para disputar o Campeonato Mineiro podem ser registrados ao longo de toda a disputa, não havendo data limite para inscrição.
No entanto, só poderão participar das partidas os atletas e treinadores que tenham sido registrados na FMF e que tenham os nomes publicados no BID, da CBF, até o último dia útil anterior à realização do respectivo jogo.
VAR
Mais uma vez, o recurso do Árbitro de vídeo (VAR) será utilizado em todas as partidas da competição, desde a fase classificatória. A tecnologia será custeada pela FMF.
Como chegam os times?
Atlético-MG
Tetracampeão mineiro, o Galo vai em busca do quinto título seguido da competição. Comandado pelo técnico Felipão, o time manteve todos os titulares e trouxe o meia Gustavo Scarpa, que estava no Olympiacos (Grécia), um dos principais nomes da janela de contratações deste começo de ano.
⚽️ Time-base: Everson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia e Zaracho; Gustavo Scarpa, Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão
👀 Fique de olho em: Gustavo Scarpa. Craque do Brasileirão 2022, o jogador retorna ao Brasil para defender o Galo após passagem sem muito destaque pela Europa.
América-MG
O Coelho passa por reformulação. Após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, 16 jogadores deixaram o clube. Apenas quatro nomes foram contratador para essa temporada. Para o cargo de treinador, a diretoria do América-MG aposta em Cauan de Almeida, ex-auxiliar de Mano Menezes no Corinthians.
⚽️ Time-base: Dalberson; Daniel Borges, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Martinez, Alê e Moisés; Jacaré e Mastriani. Técnico: Cauan de Almeida
👀 Fique de olho em: Moisés. Revelado no próprio América, o meio-campo, de 35 anos, volta ao clube após passar pelo futebol chinês.
Athletic Club
A equipe de São João del Rei chega embalada por bons resultados na temporada passada, tanto a nível estadual, quanto no cenário nacional. Bicampeão do Mineiro do Interior (2022 e 2023) e campeão da Recopa Mineira (2023), o Esquadrão de Aço conquistou acesso para a Série C do Brasileirão.
⚽️ Time-base: Rodrigo Passarelli; Douglas Pelé, Edson, Victor Salinas e Yuri Silva; Diego Fumaça, Wallisson e David Braga; Welinton Torrão, Jonathas e Alason Carioca. Técnico: Rodrigo Santana
👀 Fique de olho em: Jonathas. O centroavante, que passou por Cruzeiro e Corinthians, teve grande experiência na Europa. Aos 34 anos, ele atuou nas ligas de Itália, Alemanha, Holanda e Espanha, onde foi apelidado de "Novo Diego Costa".
Cruzeiro
Com o argentino Nicolás Larcamón de técnico, o Cruzeiro busca retomar o caminho de títulos estaduais. São quatro edições sem levantar a taça. O principal objetivo é chegar à decisão. O time fez seis contratações para a temporada e manteve boa parte da base de 2023.
⚽️ Time-base: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes, Gabriel Veron e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón
👀 Fique de olho em: Dinenno. O atacante argentino, de 29 anos, é uma das novidades do Cruzeiro na temporada. Ele estava no Pumas, do México, e chega como a esperança de gols em 2024.
Democrata GV
O time de Governador Valadares disputa o Módulo I do Campeonato Mineiro pelo terceiro ano consecutivo. Depois de quatro anos sob o comando de Paulo César Schardong, o clube terá o técnico Gian Rodrigues no comando. A temporada vai ser a última do zagueiro Rafael Caldeira, no clube desde 2020. Ele deve se aposentar no fim do ano.
⚽️ Time-base: Diego; Jair Júnior, Iago Furtado, Lula e Wender; Alemão, Jorge Pedra e Dudu Rodrigues; João Sala, Gutinho e Morotó. Técnico: Gian Rodrigues
👀 Fique de olho em: Igor Lemos. Ex-jogador do Cruzeiro, o meio-campo ganhou a titularidade nas três últimas partidas da Pantera em 2023 após boas apresentações.
Ipatinga
O Tigre vem anunciando nomes que jogaram a Terceira Divisão do Brasileiro em 2023. O atacante Cesinha, artilheiro do Campeonato Baiano no ano passado, reforça a equipe. A temporada marca o retorno do clube ao Brasileirão, com a disputa da Série D.
⚽️ Time-base: William Menezes; Adriel, Cleyton, Renan Diniz e Lucas Luan; Paranhos, Marquinhos Bento e Luizinho; Vico, Jaú e Cesinha. Técnico: Carlos Pimentel.
👀 Fique de olho em: Cesinha. Destacou-se defendendo o Itabuna, ano passado. Também atuou pelo Confiança, na Série C em 2023, marcando apenas um gol em 14 jogos.
Itabirito
Criada recentemente, a equipe venceu o Módulo II em 2023 e vai disputar a divisão de elite do Campeonato Mineiro pela primeira vez. O Itabirito vai mandar jogos no Independência, em Belo Horizonte. Porém, o clube vendeu o mando do confronto diante do Atlético, levando a partida para Brasília.
⚽️ Time-base: Elias; Lucas Mota, Lucas Costa, Rayan e Bryan; Claudinei, Bigode e Rondinelly; Erick Sales, Jonathan Cardoso e Lucas Coelho. Técnico: Marcelo Caranhato
👀 Fique de olho em: Bryan. Aos 31 anos, o lateral que passou por América-MG e Cruzeiro volta a atuar em MG após atuar pelo FC Aksu, do Cazaquistão.
Patrocinense
Após brigar contra o rebaixamento nas últimas três temporadas, o time contratou o técnico Rogério Henrique, que tem bastante identificação com o clube. Em 2021 e 2023, ele assumiu o CAP no decorrer do Estadual e ajudou o clube a se livrar do descenso. Será o sétimo ano seguido que o Patrocinense jogará a elite mineira.
⚽️ Time-base: Cairo; Nando, Léo Alves, Guilherme e Ailton; Galhardo, Marinho e Luan; Marcilio, Caique e Caiuby. Técnico: Rogério Henrique
👀 Fique de olho em: Caiuby. O atacante foi campeão alemão na temporada 2008/09 pelo Wolfsburg. Depois de mais de 10 anos no futebol europeu, o jogador voltou ao Brasil.
Pouso Alegre
O Dragão vem de rebaixamento para a Série D do Brasileiro e, por isso, reformulou totalmente o elenco para a disputa do Mineiro. O time vai para o quarto ano consecutivo na elite e tenta chegar pela primeira vez à fase final da competição.
⚽️ Time-base: Thiago Braga; Léo Príncipe, Alex Alves, Lucas Mufalo e Samuel Balbino; Kauê Lima, Henrique Braga e Lucas Nathan; Cristian Bauer, Gabriel Neto e David Lima. Técnico: Gustavo Brancão.
👀 Fique de olho em: Lucas Nathan. Meia habilidoso, o jogador tem passagens por Coritiba, Ituano e Ponte Preta. Ele já foi destaque na Caldense, na disputa do Mineiro em 2020.
Tombense
O Gavião Carcará vem para uma temporada que promete ser desafiadora. Apesar de ter sido campeão do Troféu Inconfidência em 2023 e ter se garantido na Copa do Brasil de 2024, o time de Tombos foi rebaixado e vai disputar a Série C do Brasileirão neste ano.
⚽️ Time-base: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Wesley Marth e Manoel; Rickson, Mikael e Felipinho; Gabriel Lima, Igor Bahia e Lucas Venuto. Técnico: Raul Cabral
👀 Fique de olho em: Felipe Garcia. Mesmo com a má campanha do time em 2023, um dos destaques da equipe foi o experiente goleiro. Ele permanece no Carcará e tenta reerguer o clube após ser campeão do Mineiro do Interior nas temporadas 2020 e 2021.
Uberlândia
De volta à elite nesta temporada, o Verdão tenta se firmar no Módulo I do Campeonato Mineiro. Neste século, o Uberlândia acumula cinco rebaixamentos. O time vai ser comandado por Felipe Conceição, com passagens por América-MG e Cruzeiro.
⚽️ Time-base: Rafael Pin; Tiaguinho, Ewerton Páscoa, Mendonça e Gabriel Carioca; Rafinha, Sabino e Geovane; Jéfferson, Flávio Macarrão e Leó Martins. Técnico: Felipe Conceição
👀 Fique de olho em: Ewerton Páscoa. O zagueiro, que jogou com Neymar, no Santos, e foi campeão da Recopa, é o principal líder do elenco e vai atuar pela primeira vez no futebol mineiro.
Villa Nova-MG
Em 2023, a equipe de Nova Lima desistiu de participar do Brasileirão Série D, para focar na reconstrução do clube. Neste ano, além do Mineiro, o Villa vai disputar a Série D e a Copa do Brasil. O Leão renovou a parceria técnica com o Coimbra, treinando no Centro de Treinamento da equipe de Contagem.
⚽️ Time-base: Júlio César; Maurício, João Vitor, Boccanegra e Charles; Alex Paulino, Léo Reis e Neto; Caio Mancha, Renatinho e Guilherme Santos. Técnico: Vinícius Munhoz
👀 Fique de olho em: Caio Mancha: O atacante , de 31 anos, jogou a última temporada na Série A2 do Paulistão pela Portuguesa Santista e fez oito gols. Passou por Londrina, Floresta, do Ceará, e CD FAS, de El Salvador.
Veja também