Cinco clubes habilitados para a disputa da Copa FMF protocolaram um ofício, nesta quinta-feira (21), junto à Federação Maranhense de Futebol (FMF) solicitando desistência da competição nesta edição de 2023. O documento fala em nome de Moto, Sampaio, São José, Iape e Pinheiro. Apenas o Cordino não aparece. O Chapadinha já havia pedido desistência antes (leia documento abaixo).
A Copa FMF ainda teria mais dois times, os finalistas da Série B do Campeonato Maranhense, que está em disputa.
Sem o torneio, as vagas da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil devem ser distribuída com base na classificação do Campeonato Maranhense. Assim, o vice-campeão Moto Club ficaria com a vaga para a Série D de 2024, e o Sampaio, que ficou na terceira colocação seria o classificado para a Copa do Brasil. Este ano, o campeão foi o Maranhão.
A Copa FMF estava prevista para começar dia 4 de novembro, mas no ofício além de dificuldades financeiras, os clubes alegam a proximidade do torneio com o Campeonato Maranhense 2024, o que aumentaria os custos em um curto período, segundo os dirigentes. Tem ainda o Sampaio disputando até o fim de novembro, a Série B do Brasileiro, o que acabaria conflitando com a disputa da competição estadual.
A FMF ainda não se manifestou sobre o caso. A manifestação oficial da entidade organizadora é aguarda para esta sexta-feira (22).
Veja também