TIMES

Por Redação do ge — São Luís, Maranhão


A temporada 2024 já está batendo as portas, mas e o 2023 dos times maranhenses, você lembra como foi? Pois é o ge te lembra os caminhos da última temporada que teve emoção de janeiro a novembro.

Maranhão foi o único a levantar a taça em 2023 — Foto: Hiago Ferreira / MAC

Assim como é projetado para 2024, a temporada 2023 para os times profissionais maranhenses começou com as eliminatórias da Copa do Nordeste, os representantes do estado nesta fase foram Cordino e Moto, que não resistiram logo no primeiro desafio.

A equipe de Barra do Corda até fez um jogo bem competitivo contra o Vitória, no Barradão, mas tomou um gol no fim e perdeu por 2 a 1, quando estava levando a decisão da vaga para os pênaltis com o empate.

Quem não fez bonito foi o Moto, que também jogou fora de casa, mas a atuação foi um desastre. A equipe rubro-negra foi goleada por 5 a 0.

América-RN goleou o Moto Club — Foto: Canindé Pereira/América FC

A Copa do Nordeste, assim, teve somente o Sampaio na fase de grupos, que entrou neste momento por conta do título no Estadual 2022. Porém, o Tricolor não foi longe e terminou eliminado ainda na primeira fase com uma rodada de antecedência, quando empatou em casa diante do Campinense. Depois, já com reservas, o clube empatou fora contra o Sergipe em 2 a 2.

Sampaio foi eliminado ainda na primeira fase da Copa do Nordeste — Foto: Ronald Felipe / Sampaio

A eliminação precoce do Tricolor na Copa do Nordeste aconteceu em março e, paralelemente ao desencanto em pleno centenário, o Sampaio viu seus maiores rivais decidirem o Campeonato Maranhense 2023.

MAC e Moto fizeram um verdadeiro Maremoto nas decisivas do Estadual com direito a gol no fim e decisão nos pênaltis. Melhor para o Quadricolor que levantou após um jejum de 10 anos. A registro São José e Iape foram rebaixados na competição.

Iape e São José foram rebaixados no Maranehnse 2023 — Foto: Ivan Santana / Ascom Iape

Antes, ainda no começo de março, outro fracasso dos maranhenses em copas. Tuntum, Sampaio e Cordino foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil. O Leão goleado em casa pelo ABC, por 5 a 0, a Onça não resistiu ao Brasil de Pelotas, no Leandrão, perdendo por 2 a 0, e o Sampaio sofreu um gol no último minuto diante do Maringá, no Paraná, e mesmo com a vantagem do empate foi eliminado após perder por 2 a 1.

Já no Brasileirão apenas três representantes. O Sampaio na Série B e Maranhão e Cordino na Série D.

A equipe de Barra do Corda decepcionou. Foi eliminada logo na primeira fase com goleadas sofridas inclusive em casa como na última rodada para o Caucaia, por 4 a 1.

O Maranhão não conseguiu o acesso, mas ficou muito perto dele. A equipe atleticana teve grandes aventuras na Série D até que chegou ao tão sonhado mata-mata do acesso e mais... Marcou um gol nos acréscimos no Ferroviário-CE, que estava o levando para Série C, porém, sofreu um gol em seguida e nos pênaltis, viu o acesso escorrer pelos dedos.

MAC perdeu o acesso nos pênaltis para o Ferroviário-CE — Foto: Hiago Ferreira / Maranhão

Mas nada como a grande decepção da temporada do futebol maranhense. Depois da trajetória tão ruim do ano do centenário, o Sampaio conseguiu piorar as coisas. Pra quem sonhava com o acesso, o presente para torcida foi o rebaixamento, que tem em mente a dor da derrota em casa para o também rebaixado Tombense na memória como memória mais latente. O passaporte, porém, só foi carimbado na última rodada, depois de uma atuação apática para o Sport, que terminou em goleada. Fim de linha e Série C para 2024.

Sampaio Corrêa foi rebaixado após goleada sofrida diante do Sport — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Veja também

Mais do ge