TIMES

Por Anderson Birino — São Luís, MA


A primeira fase do Campeonato Maranhense foi encerrada nesta terça-feira (02), alguns times entraram em campo apenas para cumprir tabela. Alguns estavam disputando uma vaga na semifinal, outros querendo ficar em uma posição melhor na classificação.

1º Maranhão: 31 pontos

Kessinho e Clessione marcaram na vitória do Maranhão sobre o Chapadinha — Foto: Iury Oliveira / MAC

O time atleticano segue na briga para conquistar o bicampeonato estadual, o atual campeão maranhense encerrou sua campanha na fase de classificação na liderança. Dos 14 jogos nesta primeira fase, o Maranhão conquistou nove vitórias, quatro empates e perdeu somente uma. Um aproveitamento de 73%.

2º Sampaio Corrêa: 28 pontos

Jogadores do Sampaio Corrêa comemoram vitória sobre o Cordino, pelo Maranhense — Foto: Ronald Felipe / SCFC

O Tubarão é o maior campeão estadual com 36 conquistas, a Bolívia Querida segue em busca da taça que não levanta desde 2022. A campanha do Tricolor na primeira fase foi assim, o Sampaio Corrêa conquistou oito vitórias, quatro empates e perdeu duas. Um aproveitamento de 66%.

3º Imperatriz: 25 pontos

jogadores do Imperatriz comemoram gol contra o Pinheiro — Foto: Gabriel Dias / SID

O Imperatriz fez uma grande primeira fase, após passar dois anos na série B do Maranhense. O time da região tocantina vem fazendo um bom campeonato, tanto que se classificou com algumas rodadas de antecedência. O Cavalo de Aço venceu sete partidas, empatou quatro e perdeu três. O aproveitamento do colorado foi de 59%.

4º Tuntum: 19 pontos

Jogadores do Tuntum comemoram gol contra o Cordino — Foto: Divulgação / Tuntum

O Tuntum conseguiu sua classificação apenas na última rodada, quando venceu o Cordino, no Estádio Rafael Seabra. O Leão dos Cocais passou por parte do Campeonato Maranhense no G4, mas na reta final, o time começou oscilar e colocou sua vaga em alerta. A equipe comandada pelo Marlon Cutrim somou cinco vitórias, empatou quatro e perdeu cinco. Um aproveitamento de 45%

5º Moto Club: 17 pontos

Jogadores do Moto Club comemoram gol contra o Cordino pelo Campeonato Maranhense — Foto: Ariel Lemos / Moto Club

O Moto Club é o segundo time que mais vezes conquistou o Campeonato Maranhense (26x). Mas na atual temporada, o Papão do Norte fracassou na fase de classificação do Estadual. O Rubro-Negro decepcionou bastante, a equipe precisava da vitória para avançar na semifinal, mas ficou no empate com o líder Maranhão, jogando no Castelão. O time conquistou quatro vitórias, empatou cinco e perdeu cinco vezes. O aproveitamento da equipe na primeira fase foi apenas de 40%.

6º Pinheiro: 14 pontos

Jogadores do Pinheiro-MA comemoram gol no Costa Rodrigues em jogo contra o MAC — Foto: Carlinhos Fischa

O Pinheiro não fez uma grande campanha nessa primeira fase, o time da Baixada Maranhense empatou muito, resultado que deixou o Búfalo fora da semifinal, a equipe ainda ficou em alerta com o perigo do rebaixamento. Mesmo trocando de técnico, o Pinheiro não conseguiu chegar na fase final do Estadual. O time conquistou duas vitórias, oito empates e perdeu quatro vezes, o aproveitamento da equipe comandada por Marcinho Guerreiro foi de 33% na fase de classificação.

7º Chapadinha: 09 pontos

Estádio Lucíio Frazão, em Chapadinha lotado para jogo entre Chapadinha x Maranhão — Foto: William Fernandes

A principal missão do Chapadinha neste Campeonato Maranhense era fugir do fantasma da segunda divisão, mas isso não aconteceu dentro de campo, o Galo da Chapada sofreu bastante e o rebaixamento não foi evitado. O time venceu somente duas, empatou três e perdeu nove, o aproveitamento da equipe na primeira fase foi de 21%.

8º Cordino: 07 pontos

Cordino e Tuntum ficaram no empate no Leandrão — Foto: Alan Sobrinho/Cordino

O Cordino veio para o Campeonato Maranhense bastante confiante, o time montou o elenco para alcançar uma boa campanha, tentando repetir o feito de 2022, quando chegou na final contra o Sampaio Corrêa e perdeu o título nos pênaltis. A Onça de Barra do Corda decepcionou, o time passou quase boa parte da competição na lanterna, o rebaixamento foi inevitável. O time conquistou uma vitória, empatou quatro e perdeu nove, o aproveitamento foi apenas de 16%

Veja também

Mais do ge