Tricampeã mundial, Mayra Aguiar é recebida com festa no aeroporto Salgado Filho
Mayra Aguiar anunciou a aposentadoria dos tatames nesta quinta-feira (26). Ao longo da carreira profissional de quase duas décadas, a judoca de 33 anos se tornou uma das maiores vencedoras do esporte brasileiro, com três medalhas em Olimpíadas e sete em Mundiais, por exemplo. Para celebrar a trajetória da agora ex-atleta, o ge mostra, com fotos e vídeos, conquistas de Mayra. Confira!
O primeiro grande título pela seleção adulta
Precoce no judô, Mayra representou o Brasil no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, aos 16 anos. E garantiu pódio na categoria até 70kg. Depois de passar por adversárias de El Salvador, Venezuela e Cuba, a brasileira perdeu a final para a americana Ronda Rousey (que, depois, se tornaria grande nome do MMA).
Ronda Rousey lembra luta com Mayra Aguiar em 2007 e diz: "Sabia que ela seria boa"
Ainda que o ouro não tenha chegado, a prata foi muito celebrada por Mayra, que já mostrava o potencial para brilhar nos tatames.
As três medalhas olímpicas
Um ano depois da prata no Pan, Mayra estreou em Olimpíadas, em Pequim 2008. Foi a primeira de cinco participações consecutivas, até Paris 2024 – marca que coloca a gaúcha de Porto Alegre como a judoca brasileira que mais vezes disputou os Jogos.
Mayra também é recordista de medalhas, com três bronzes conquistados em:
Pílulas olímpicas: Mayra Aguiar conquista bronze no judô nas Olimpíadas de Londres
Mayra Aguiar derrota cubana e conquista o bronze no judô feminino até 78kg na Rio 2016
Mayra Aguiar conquista seu terceiro bronze olímpico
Todos os pódios olímpicos vieram na categoria até 78kg, para a qual migrou no ano de 2009.
No topo do mundo
Nos Mundiais, o brilho de Mayra Aguiar se sobressaiu ainda mais. Foram quatro pódios (um ouro, uma prata e dois bronzes) competindo entre os juniores e sete na versão sênior do torneio.
Mayra Aguiar se torna tricampeã mundial de judô no Uzbequistão
Das sete medalhas adultas, três foram de ouro (Cheliabinsk 2014, Budapeste 2017 e Tashkent 2022). Assim, Mayra é a única judoca tricampeã mundial entre homens e mulheres do Brasil. Também conquistou uma prata (Tóquio 2010) e três bronzes (Paris 2011, Rio de Janeiro 2013 e Tóquio 2019) na categoria até 78kg.
Mayra Aguiar comemora fato histórico ao ser a primeira brasileira a ser tricampeã mundial
A última conquista
Carreiras vitoriosas sempre chegam ao fim, e o último ouro da trajetória de Mayra veio em uma das competições mais tradicionais do judô: o Grand Slam de Tóquio. Mesmo quando já vivia uma intensa batalha contra problemas físicos, em 2023, a gaúcha se tornou a primeira mulher brasileira a vencer o torneio da capital francesa.
Mayra Aguiar é campeã do Grand Slam de Judô de Tóquio
– Entreguei sempre tudo o que eu tinha. Em cada competição, em cada luta, deixei o máximo no tatame. Sou muito orgulhosa por tudo que fiz e muito grata a todas as pessoas que me ajudaram nessa caminhada, porque ninguém faz nada sozinho. Agora, vou recuperar o corpo e a mente e dedicar mais tempo a mim e às pessoas mais próximas – disse Mayra, após o anúncio da aposentadoria, em declaração à Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Veja também