O Brasil deu adeus ao Mundial de handebol masculino neste domingo. Entrando em quadra matematicamente já eliminado, a equipe brasileira perdeu para a Islândia por 41 a 37, em Gothenburg, na Suécia.
O Brasil abriu o jogo com gol de João Silva e assumiu a dianteira do placar por todo o primeiro tempo. Dominando o controle da partida, a vantagem era de quatro gols. O treinador Marcus Tatá pede tempo faltando 1min30'. Hugo Monta marca no último lance e o Brasil fecha 22 a 18 na parcial.
A Islândia voltou com tudo no segundo tempo, marcou de cara três gols e diminuiu a vantagem brasileira. Gustavo Rodrigues marcou o primeiro gol do Brasil, Tatá pediu tempo, o adversário diminuiu a diferença para só dois gols. Faltando dez minutos para acabar, a Islândia conseguiu empatar 32 a 32 com Gudjonsson.
A partida ficou com o placar igual e no lance a lance até os 34. Quando os adversários fizeram o gol da virada com Kristjansson. Faltando cinco minutos para acabar, o técnico da equipe adversária pediu tempo. Na sequência, Kris Kristjansson marcou mais um gol e a virada ganhou folga. Mais uma derrota na campanha do Brasil, final de placar: 41 a 37 para a Islândia.
No histórico da competição, o Brasil estreou com derrota contra a Suécia, depois venceu o Uruguai e garantiu a classificação para a próxima fase. No último duelo da primeira etapa, a equipe brasileira bateu Cabo Verde. Na sequência do Mundial, empatou com Portugal em uma partida com revisão do VAR e perdeu para a Hungria. Resultado que já deixou a situação complicada e os primeiros resultados da rodada já fizeram o Brasil entrar na partida desde domingo eliminado.
Para este Mundial, o Brasil teve apenas 10 dias de preparação. O grupo segue sob o comando do técnico Marcus Tatá e perdeu um de seus principais jogadores para a competição: Haniel Langaro, do Barcelona, sofreu uma lesão no fim de 2022 e não pode ser convocado.
O Mundial de handebol classifica o campeão para as Olimpíadas de Paris 2024 e é o último grande evento intercontinental deste ciclo na modalidade. A competição abriu uma série de mais de 40 Campeonatos Mundiais que teremos em 2023.
Veja também