O surfista alemão Sebastian Steudtner teve reconhecido, nesta terça-feira, o recorde de maior onda já surfada por uma pessoa. Ele recebeu a placa oficial em um evento realizado em Nazaré, Portugal, pela onda de 26,21 metros que surfou no dia 29 de outubro de 2020. O antigo recorde era do brasileiro Rodrigo Koxa, que em 2017 pegou uma onda de 24,38 metros.
Na época que surfou, o alemão já sabia que tinha sido uma onda gigantesca, mas o recorde não havia sido homologado. Ele disse:
- Tudo se encaixou. É também a maior velocidade que já peguei em uma prancha de surf. Eu tinha lágrimas saindo dos meus olhos por causa do vento. Foi louco. Eu não imaginava que isso pudesse acontecer no surf até aquele dia - disse na época.
A avaliação da onda foi feita através de frames das filmagens e corrigida geometricamente com base na câmera e sua inclinação. Vale lembrar que no início desse ano, o brasileiro Vinicius dos Santos surfou uma onda gigantesca, provavelmente na casa dos 29 metros, mas a marca ainda não foi homologada.