Monte Azul garante título da Copa Paulista nos pênaltis
O ex-atacante Alemão, de 35 anos, está confirmado como técnico do Monte Azul para o início da Série A3 de 2025. O treinador, que está em seu primeiro clube da nova carreira, comandou a equipe da SAF com Neymar pai e Émerson Sheik na gestão na reta final da Copa Paulista e conquistou o título em cima do Votuporanguense.
Cria do Santos quando jogador, Alemão estreou no Azulão na partida de volta das quartas de final da Copa Paulista, contra o Comercial, depois que Silvinho Canuto foi demitido por divergências com a direção da SAF sobre o estilo de jogo do time.
Depois da estreia, dirigiu o time nas semifinais diante do União São João (empate por 0 a 0 e vitória por 2 a 1) e na final com o Votuporanguense (derrota por 1 a 0 e vitória pelo mesmo placar para ser campeão nos pênaltis). O aproveitamento é de 66,6%.
Ele deve perder ao menos a primeira rodada da Série A3, já que na decisão da Copa Paulista ele foi expulso nos acréscimos do segundo jogo ao chutar a bola em direção ao banco de reservas do Votuporanguense. Houve um princípio de confusão, mas logo ele se desculpou com os adversários e foi para as arquibancadas para acompanhar a decisão por pênaltis.
O Monte Azul vai iniciar a preparação para a Série A3 na segunda quinzena de novembro. O conselho técnico da competição está marcado para 11 de novembro, no Salão Nobre do Pacaembu. A reunião decidirá o regulamento da competição.
Carreira de Alemão
Alemão jogava como centroavante e começou no futebol na base do Santos, em 2007. Subiu para o profissional no ano seguinte e, depois transferiu-se para o futebol italiano, onde atuou na Undinese, Vicenza Calcio e Vareze.
De volta ao Brasil, atuou na Catanduvense, Guarantinguetá, Ponte Preta, Vitória, Chapecoense e Portuguesa. Da Lusa, foi para o cruz Azul do México.
No retorno, passou por Figueirense, ABC, Botafogo-SP e foi para a Holanda, no FC Eindhoven.
Antes de ir ao Busan Ipark, da Coreia do Sul, jogou pelo Paraná. No Brasil, ainda defendeu CSA, Ituano, Guarani, América-RJ, Jaraguá, Goianésia, Confiança e Maringá, onde encerrou a carreira.