Pelas quartas de final da Copa Super 8, o Unifacisa venceu o Sesi Franca por 94 a 92, neste sábado, no ginásio Pedrocão, em Franca (SP). Com o resultado, a equipe paraibana chegou às semifinais do torneio pela primeira vez em sua história. O adversário sairá do confronto entre Minas e Fortaleza, que acontece em Belo Horizonte (MG).
As equipes protagonizaram uma partida disputada do início ao fim. O Sesi conseguiu manter a vantagem até o terceiro quarto, mas o Unifacisa soube reagir no último período, principalmente com as atuações de Trevor Gaskins, Rafael Rachel e Corvalán, que ajudaram a manter o time à frente do placar.
Lucas Dias, ala-pivô do Franca, foi o cestinha da partida com 27 pontos. Pelo lado do Unifacisa, Guilherme Hubner terminou com um duplo-duplo (16 pontos e 13 rebotes) e o cestinha foi o panamenho Trevor Gaskins, com 18 pontos.
O jogo
No primeiro quarto, as equipes começaram a arriscar bolas de três de forma intensa. O destaque do Franca foi o argentino Santiago Scala, que marcou 11 pontos. Pelo lado do Unifacisa, o pivô Guilherme Hubner ditou o ritmo da equipe paraibana e marcou nove. No segundo, os times retornaram com o ritmo acelerado e muita movimentação. Do lado do Sesi, Guillent e Edu Marília entraram buscando dar mais dinamismo e articulação nas jogadas. Já o Unifacisa recorreu a um jogo cadenciado através do armador panamenho Trevor Gaskins, do armador argentino Matías Solanas, que fez 11 pontos, e sempre contando com a força e a dinâmica de Hubner, que terminou o segundo quarto com 12 pontos, mas a primeira parte do jogo terminou com a vantagem do Franca por 47 a 45. Lucas Dias terminou com 11 pontos.
No terceiro quarto, o Franca iniciou bem e abriu oito pontos de vantagem, com Lucas Dias sendo fundamental através das bolas de três pontos. Com a entrada de Trevor Gaskins, o Unifacisa chegou a equilibrar a partida novamente. Franca estourou o limite de faltas e David Jackson voltou para impor o ritmo da equipe diante das investidas do adversário.
No último período, o Unifacisa retornou com muita intensidade, principalmente com o ala-pivô Antônio, e chegou a virar a partida. Com a crescente do adversário, o técnico Helinho Garcia decidiu utilizar as bolas de três de Scala e Charles Hinkle. No entanto, a marcação do argentino Corvalán (17 pontos) e chutes de três de Rafael Rachel (16 pontos) retomaram a liderança ao Unifacisa. Cesar Guidetti, no fim da partida, optou por Trevor Gaskins novamente, para garantir a vantagem.
Parciais
- 1º quarto: 22 x 22
- 2º quarto: 25 x 23
- 3º quarto: 22 x 21
- 4º quarto: 23 x 30