Perto de disputar a Liga Nacional de Futsal, Dracena define novo treinador para 2025
Oder Jefferson e Dracena fecharam contrato nos últimos dias para a temporada 2025. Mas como a equipe da Cidade Milagre chegou ao nome do treinador? Para responder a essa pergunta, é preciso voltar ao dia 6 de abril de 2023.
Na ocasião, Oder Jefferson era técnico do Terra Rica Futsal. Viajou até o Ginásio Alaor Ferrari com a equipe para um amistoso de pré-temporada. Comandados por Flavinho Cavalcante, os dracenenses venceram por 7 a 3.
– Desde então, a gente manteve contato. Às vezes, o Luquinhas (Lucas Henrique Batista, presidente do Dracena) me perguntava de jogador, eu perguntava para ele também, nos falávamos sobre o mercado. Conheci também outros integrantes do time, da comissão técnica. Eles comentaram que o Luquinhas gostou da minha postura, do meu jeito de trabalhar. A gente flertava com esse fechamento de contrato – disse o comandante paranaense de 40 anos.
Naquela oportunidade, Oder havia passado no primeiro teste da carreira profissional. Em 2022, assumiu o Terra Rica e subiu o time da Série Bronze para a Prata do Campeonato Paranaense. O amistoso no Alaor Ferrari preparou a equipe para a nova divisão, e mais uma missão foi cumprida: escapar do rebaixamento.
Neste ano, ele comandou a Associação de Amigos do Esporte Mariopolitano (AAEMA), de Mariópolis. Entre os novos desafios, estavam a manutenção do time na Série Ouro e a realização de uma boa campanha na Copa União. Mais uma vez, as metas foram alcançadas, com direito a vice-campeonato na copa estadual.
Durante este período, o Dracena foi comandado por três técnicos. Flavinho Cavalcante iniciou aquela temporada, mas saiu rapidamente, após três jogos. Reginaldo Silva foi o substituto, em uma receita com similaridades em relação à utilizada na contratação de Oder, por ser tratar de um treinador de aproximadamente 40 anos e que estava no Paraná.
Sob o comando de Reginaldo, o time da Cidade Milagre caiu nas quartas de final do Campeonato Paulista, para a AABB, e na mesma fase da Liga Paulista de Futsal (LPF), para o Brutos.
Em 2024, a aposta foi em Emerson Nena, quase 20 anos mais novo. Com ele, os dracenenses foram vices da Copa da LPF, diante do Pinda, e pararam nas quartas da Liga Paulista, no Jahu, o qual se sagrou campeão. O fim do relacionamento ocorreu em comum acordo. E o espaço ficou livre para Oder ser contratado.
– Culminou que, neste ano, entrei em contato com o Luquinhas para saber como estavam as coisas, começamos a conversar, falei que não iria permanecer no Mariópolis, não tive o acerto, ele falou: "Ok, vou conversar com a diretoria, se você tiver interesse de estar conosco, acho que vai dar certo." Mantivemos contato e fechamos o contrato.
Antes de definir o novo treinador, o Dracena se reaproximou de Flavinho Cavalcante. A terceira passagem ficou próxima de se concretizar. Naquele momento, a diretoria dracenense esperava uma resposta do São Paulo quanto à possível parceria para 2025. O comandante estava livre no mercado, depois de deixar o Passo Fundo (RS).
Com a demora na aprovação total do assunto dentro do Tricolor, Flavinho seguiu seu caminho, o time da Cidade Milagre decidiu assinar por conta própria com a Athleta – franqueada à Liga Nacional de Futsal – e definiu Oder em um dos primeiros atos visando a provável participação na próxima LNF.