Gêmeos são convocados para maratona vista como a mais agradável da América do Sul

Luís Fernando de Almeida Paula é chamado para ser treinador da equipe oficial brasileira, e Paulo Roberto de Almeida Paula, aos 45 anos, vai em busca de provar e manter boa fase

Por Redação do ge — Presidente Prudente, SP


Os gêmeos maratonistas do Oeste Paulista, Luís Fernando de Almeida Paula e Paulo Roberto de Almeida Paula, estão prontos para a próxima missão defendendo a seleção brasileira. Neste domingo (22), o desafio será o Campeonato Sul-Americano de Maratona, em Buenos Aires, na Argentina. Para Luís, treinador da delegação do Brasil, a prova mais agradável da América do Sul.

– É uma prova muito rápida, por ser em um trajeto bastante plaino. Uma prova que muitos gostam de correr, a temperatura ajuda bastante. Concordo, sim, que é a prova mais gostosa da América do Sul. Mas, quanto ao clima, é necessário ter cuidado com o vento próximo ao Rio da Prata, que é uma extensão do nosso Rio Paraná.

Paulo Roberto de Almeida Paula (no Mundial de Budapeste) é convocado para o Sul-Americano — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Luís Fernando estima que serão quase 10 mil participantes. Do Brasil, serão 300 maratonistas presentes, aproximadamente. Mas a seleção oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), dirigida por Luís nesta prova, tem Paulo Paula e Mirela Saturnino de Andrade, de Petrolina (PE), dentre os convocados.

– Ambos estão bem preparados. A intenção é ser o melhor, no mínimo, dentre os brasileiros. Os dois estão muito bem, com boas expectativas mesmo.

Técnico Luís Fernando falou sobre o charme da maratona; Ponte da Mulher é um dos contatos visuais dos atletas — Foto: Governo de Buenos Aires/Divulgação

O treinador falou das projeções positivas as quais cercam a dupla, embora a convocação para o "Sula" da modalidade seja recheada de surpresas até mesmo para os fundistas. Assim, o charme da prova portenha ganhar também um ar maior de imprevisibilidade.

– Normalmente, quando a gente fala em uma convocação para um Mundial, por exemplo, é uma outra preparação, é algo que você fica sabendo bem antes. A convocação para o Sul-Americano vem com cerca de uma semana, é para aqueles que estão melhor no momento. A expectativa é fazer uma boa prova, o Paulo está na sua melhor forma, bem emocionalmente, pois uma maratona não é só pernas – explicou o treinador.

Mirela Saturnino, de Petrolina (PE), também será dirigida em Buenos Aires por Luís Fernando — Foto: Ascom / APA

Em fevereiro, Paulo tentará o recorde mundial da categoria acima de 45 anos, em uma prova em Sevilla, na Espanha. A busca foi mencionada por Paulo, ao falar de sua ausência nos Jogos de Paris. A maratona brasileira não teve representante nos Jogos na capital francesa. Após Buenos Aires, ele ficará no Oeste Paulista até o fim de janeiro de 2025. Mas a dupla realizará viagens por todo o país.

Luís Fernando de Almeida Paula será técnico da dupla oficial do Brasil na Argentina — Foto: Luís Fernando de Almeida Paula / Cedida

Paulo, participante de três edições de Olimpíadas, deixou Portugal no fim da tarde desta quinta-feira (19), no horário de Brasília. Luís Fernando e Mirela Saturnino saíram de São Paulo nesta sexta-feira (20). Os gêmeos são nascidos em Pacaembu, criados em Irapuru e chegaram a treinar em Presidente Prudente. Paulo segue morando na Europa.

Casa Rosada, sede do governo argentino, também é um dos pontos pelos quais o trajeto passa — Foto: Governo de Buenos Aires/Divulgação