Foi com drama e nos últimos minutos que foi decidida a última vaga do Grupo 4 no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente ao quarto nível estadual). Até os 43 do segundo tempo, o Real Cubatense vencia o jogo na manhã deste domingo, contra o União Mogi, mandante da partida. Mas depois de muita pressão, a equipe da casa chegou ao empate. Como tinha a vantagem, o placar já dava a classificação para a próxima fase, mas o time ainda conseguiu mais um gol nos acréscimos para fechar a partida em 2 a 1 e confirmar a vaga.
Com o resultado deste domingo, o União espera agora pelo sorteio dos grupos da segunda fase do Campeonato Paulista ao lado de Manthiqueira, Mauaense e São José, os outros três classificados do da chave. A Federação Paulista deve fazer o anúncio na segunda-feira.
O jogo
Com vantagem do empate, o União começou a partida com a iniciativa no ataque. O time manteve a posse de bola nos primeiros minutos, mas não conseguiu encaixar as chegadas ao gol do adversário. O Real Cubatense estava atento aos erros dos mogianos, e aproveitava os contra-ataques para tentar o gol, sempre esbarrando no setor defensivo do União. Só depois dos 10 minutos as duas equipes passaram a assustar. A melhor chance saiu ao 16 . Pinguim recebeu o passe dentro da área, ficou cara a cara com o goleiro do Real Cubatense, que levou a melhor no lance.
O gol saiu apenas na bola parada. Na cobrança de escanteio, Raphael aproveitou a oportunidade e marcou o primeiro do Real Cubatense. Nesse momento, a equipe de Santos estava com a classificação. A vitória parcial do adversário fez o União se movimentar. E o time teve muitas chances, ao menos duas muito claras. Primeiro aos 33 minutos, quando Luiz Carlos recebeu a bola de graça e chutou em cima do goleiro. Dois minutos depois, Pinguim dominou em boas condições, mas também desperdiçou. Com uma grande sequência de gols perdidos, a equipe ficou no zero no primeiro tempo e o Real Cubatense foi para o intervalo com a vitória parcial.
No retorno, o União teve a chance de empatar com menos de um minuto. Pinguim saiu cara a cara com Matheus, mas o goleiro fechou o espaço e a bola saiu raspando na trave. Segundos depois, a equipe de Mogi ainda teve mais uma chegada. Foi assim nos primeiros vinte minutos: a equipe na pressão para tentar ao menos o empate que daria a vaga de volta no G-4. O Real Cubatense fez o que pôde para segurar o placar e poucas vezes teve chance de ataque.
Por isso mesmo, o segundo tempo era todo do União. Aos 30 minutos, o time teve mais uma chance de ouro. Na cobrança de escanteio, os mogianos finalizaram duas vezes, a bola quase entrou no gol, mas Matheus salvou o Real Cubatense deibaixo da trave. Na única boa chance dos visitantes, a zaga do União tirou em cima da linha. O triunfo do União veio no finalizinho, aos 43 minutos. No cruzamento para área, a zaga do Cubatense parou pedindo impedimento. Anderson dominou e dessa vez não desperdiçou: 1 a 1. Nos acréscimos, depois de muita emoção, Ninão marcou o segundo e decretou a vitória do União por 2 a 1 e a classificação do time para a próxima fase. O Real Cubatense ficou no quase, mas acabou eliminado.