O Ecus está classificado para a segunda fase do do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente à quinta), a popular Bezinha, com quatro rodadas de antecedência. A vaga veio após o time vencer o Manthiqueira por W.O. na manhã deste domingo (25) em jogo válido pela primeira rodada do returno do Grupo 3 no estádio Suzanão, em Suzano.
O motivo do W.O.: o Manthiqueira não tinha um médico no banco de reservas.
De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, os dois clubes são obrigados a ter ao menos um médico no banco para atendimento aos atletas em caso de necessidade. De acordo com a comissão técnica do time de Guaratinguetá, o médico que costuma prestar serviços ao clube não pôde viajar com a equipe. A diretoria tentou um substituto, mas não teve sucesso.
Apesar disso, o protocolo da partida foi seguido pelo árbitro Michel de Camargo. Os jogadores dos dois times entraram no gramado por volta das 9h50 e ficaram posicionados para o início do duelo às 10h.
Sem a presença do médico, a arbitragem aguardou a chegada do profissional por 1h, como prevê o regulamento da competição. Às 11h01, porém, como o médico da equipe visitante não se apresentou no campo, o árbitro decretou a suspensão da partida.
Na parte da tarde, a Federação Paulista de Futebol confirmou o W.O.. Desta forma, o Ecus teve a vitória computada pelo placar de 3 a 0 e chegou aos 16 pontos, pontuação que não pode ser alcançada pelo próprio Manthiqueira (5º) e o Atlético Mogi (6º), que têm três pontos e só chegam ao máximo a 15, garantindo os suzanenses ao menos no quarto lugar da chave.
No próximo sábado (1º), as equipes voltam a campo pela quinta divisão. O Ecus encara o Mauaense no estádio Pedro Benedetti, em Mauá, e o Manthiqueira recebe o Mauá no estádio Dario Rodrigues Leite. Os dois jogos acontecem às 15h.