Uma das maiores vitrines da base no Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 terá três sedes na região do Alto Tietê a partir do dia 2 de janeiro: Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes.
A competição, que no próximo ano vai para a sua 55ª edição, terá, ao todo, 128 clubes na disputa, divididos em 32 grupos. Os grupos foram divulgados na noite desta segunda-feira (25), na Mercado Livre Arena Pacaembu, local que volta a receber a decisão após cinco anos, no dia 25 de janeiro.
Sensação de 2024 de volta à Copinha
Itaquaquecetuba será sede da Copa São Paulo pela segunda vez na história. A cidade de pouco mais de 360 mil habitantes localizada a 44km da capital receberá os jogos do Grupo 28, que, além do anfitrião Aster Brasil Itaquaquecetuba, conta com Vila Nova-GO, Dourados-MS e Falcon-SE. As partidas serão realizadas no estádio Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, que tem capacidade para cerca de 3.800 torcedores.
O Aster, aliás, foi uma das sensações na última edição da Copa São Paulo. Em sua estreia pela cidade, a equipe ficou entre as oito melhores da competição e surpreendeu no caminho ao eliminar o então bicampeão Palmeiras nas oitavas de final. A campanha terminou apenas nas quartas, quando foi eliminado pelo Flamengo.
Fundado em 2023, o Aster Brasil Itaquaquecetuba é um clube-empresa comandado pelo Grupo Aster, que também é responsável pela gestão do Aster Brasil, equipe do Espírito Santo, fundada em 2019, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Capixaba.
Suzano e a tradição da região na Copinha
Suzano é a cidade da região que recebeu o torneio por mais vezes, sendo 15 no total. Em 2025, o município sediará o Grupo 24, que é composto pelo União Suzano, Avaí-SC, Red Bull Bragantino-SP e União Araguainense-TO. As partidas vão ser jogadas no estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, que pode receber até 5.000 torcedores.
O time da casa, em sua sexta participação consecutiva, vai em busca de uma classificação inédita para a segunda fase da competição.
Mogi das Cruzes joga sem o time da casa
Mogi das Cruzes volta a sediar a Copa São Paulo com uma particularidade. Pela primeira vez nove edições, a cidade não terá um representante local. Até o último ano, o União Mogi atuava como anfitrião do torneio de base.
Com a ausência de um clube do município, o mandante do Grupo 23 será o EC São Bernardo, que irá dividir a chave com Zumbi-AL, Cruzeiro-PB e o Flamengo, semifinalista em 2024 e quatro vezes campeão da Taça. Numa delas, em 2016, o clube carioca também ficou sediado em Mogi das Cruzes.
Os jogos acontecerão no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, que tem capacidade para cerca de 10.000 pessoas.
A tabela deverá ser divulgada nos próximos dias pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Patrick marca e o Flamengo é campeão da Copa SP de Futebol Júnior 2016