NBA: LeBron realiza sonho de jogar ao lado do filho Bronny
O momento histórico experimentado por Lebron James na noite da última terça-feira (22), quando se tornou o primeiro jogador da NBA a atuar ao lado do filho - Bronny James, já foi vivido também por outros grandes nomes do esporte profissional, seja nas quadras ou nos gramados.
A parceria de pai e filho deu certo para os Los Angeles Lakers, que venceram o Minessota Timberwolves por 110 a 103 na estreia da temporada. LeBron anotou 16 pontos, 5 rebotes e 4 assistências. Bronny atuou por apenas três minutos e conseguiu um rebote.
O feito inédito na liga norte-americana já tinha acontecido no basquete brasileiro em março de 2002. Veja abaixo a lista com outros exemplos:
Oscar e Felipe Schmidt
Na oportunidade, o "Mão Santa" Oscar Schmidt, superado no ano passado justamente por Lebron no posto de principal cestinha do basquete mundial de todos os tempos, entrou em quadra com o filho Felipe, de 16 anos, para defender o Flamengo contra o Mogi.
Em 2002, Oscar realiza sonho de jogar ao lado do filho
Fabíola e Andressa Oliveira
Ainda nas quadras - mas de vôlei, a levantadora Fabíola, campeã dos Jogos Pan-Americanos, Grand Prix e Copa dos Campeões pela seleção brasileira, disputou o Campeonato Paulista de 2023 com a filha Andressa Oliveira como companheira de equipe no Campinas.
Fabíola e Andressa: mãe e filha jogam juntas no Campinas Vôlei
Romário e Romarinho
Passando para o campo, dois campeões mundiais pela seleção brasileira de futebol também já sentiram esse sabor especial: Romário, tetra em 1994, e Rivaldo, penta em 2002.
O "Baixinho", presidente-jogador do América-RJ na última Série A2 do Carioca, participou de um amistoso em junho, quando atuou por 45 minutos ao lado do filho Romarinho, também atacante e contratado por ele para reforçar o "Mequinha".
Rivaldo e Rivaldinho
Já Rivaldo realizou uma façanha ainda mais marcante em 2015. Pela Série B do Brasileiro, ele e Rivaldinho (atacante) foram às redes na vitória por 3 a 1 sobre o Macaé. O pentacampeão fez um, enquanto o filho fez dois gols.
A marca alcançada tem maior significância levando em conta o local em que foi realizada. O estádio do Mogi levava na época o nome de Romildo Ferreira, pai de Rivaldo e avô de Rivaldinho.
Com gols de Rivaldo e Rivaldinho, Mogi vence o Macaé
O registro anterior de pai e filho marcando em um mesmo jogo oficial tinha sido em 2010. Na ocasião, Osman e Naeem Sidik balançaram as redes pelo Whalley Range, clube de Manchester e que disputa uma das últimas divisões do futebol inglês.
Rivaldo e Rivaldinho já tinham atuados juntos, pela primeira vez, em fevereiro de 2014, pelo Paulistão. Depois, Rivaldo chegou a encerrar a carreira, mas abandonou a aposentadoria durante um curto período de dois meses para tentar ajudar o Mogi na Série B.
Não deu para evitar o rebaixamento à terceira divisão nacional, mas foi tempo suficiente para acrescentar à brilhante trajetória no futebol o feito de fazer um gol no mesmo jogo em que o filho também marcou.
Outros casos pelo mundo
Entre outros casos famosos de pai e filho atuando juntos no futebol, aparecem Arnor e Eidur Gudjohnsen, pela seleção da Islândia, em 1996, e os suecos Henrik e Jordan Larsson, que atuaram em algumas partidas do Högaborg, da quarta divisão da Suécia, em 2013.
No beisebol, dois grandes nomes da MLB (liga norte-americana) dividiram o mesmo vestiário: Ken Griffey e Ken Griffey Jr., pelo Seattle Mariners, em 1990.