Ponte Preta é rebaixada para a série C do Brasileirão
Se no passado Campinas ficou conhecida como a “capital do futebol”, quando Guarani e Ponte Preta produziam promessas para a seleção brasileira e brigavam por títulos de relevância, o atual cenário é devastador.
Com a confirmação dos rebaixamentos de Guarani e Ponte Preta na Série B, o dérbi será disputado pela primeira vez na terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 112 anos de rivalidade.
Sempre que um dos rivais disputou a Série C, o outro estava em divisão superior. Veja abaixo:
Ponte na Série C
- 1990 - Guarani na Série B
Guarani na Série C
- 2007 - Ponte na Série B
- 2008 - Ponte na Série B
- 2013 - Ponte na Série A
- 2014 - Ponte na Série B
- 2015 - Ponte na Série A
- 2016 - Ponte na Série A
Outros tempos
O momento atual em nada lembra os tempos áureos dos rivais. No fim da década de 70, por exemplo, Ponte e Guarani tinham grandes esquadrões e realizavam campanhas de destaque no cenário nacional (o Bugre foi campeão brasileiro em 1978), levando Campinas a ser chamada de "capital do futebol" em manchetes de jornais e revistas.
A dupla campineira também decidiu o primeiro turno do Campeonato Paulista de 1981. Em 5 de agosto daquele ano, a Macaca venceu o Guarani por 3 a 2 no Majestoso, em jogo que ficou marcado pela falha do goleiro Birigui, do Bugre, em um dos gols da Ponte.
Ponte Preta vence o Guarani em final do turno do Campeonato Paulista de 1981
Já neste século, outro dérbi memorável valeu vaga para a final do Paulistão 2012. Na oportunidade, o Bugre levou a melhor de virada no Brinco de Ouro e se classificou ao fazer 3 a 1 naquele que ficou conhecido como o "Dérbi do Século". A última vez que o clássico campineiro ocorreu na elite nacional foi em 2004 (0 a 0 no Brinco).
Guarani faz 3 a 1 na Ponte Preta pela semifinal do Paulistão de 2012
Restando uma partida para o término da Série B, a Ponte Preta ocupa o 17º lugar com 38 pontos - o Botafogo-SP é o primeiro fora da degola com 42 e não pode ser mais alcançado por nenhum dos integrantes do Z-4.
Já o Guarani completou 31 rodadas consecutivas na última posição e estacionou nos 32 pontos com a derrota para o Brusque.