Skatistas da zona da mata de PE fazem intercâmbio no Super Crown e conhecem Rayssa Leal

Moradoras de Lagoa do Itaenga, Maria Sofia e Maria Vitória, ambas de 12 anos, estiveram com brasileira que tenta o tri na final da Liga Mundial de Skate Street

Por Redação do ge — Recife


Rayssa Leal tenta o tricampeonato no Super Crown da SLS

Mais de 2.500 quilômetros separam o município de Lagoa de Itaenga, na zona da mata norte de Pernambuco, de São Paulo. Distância que não impediu a realização de um sonho.

Apoiadas pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), as skatistas pernambucanas Maria Sofia e Maria Vitória, ambas de 12 anos, estão na capital paulista participando de um intercâmbio onde vão assistir o Super Crown, a etapa decisiva da Street League Skateboarding (SLS), a liga mundial de skate, que terá as baterias finais neste domingo, no Parque do Ibirapuera. .

De quebra, as duas também se encontraram com a medalhista olímpica Rayssa Leal, que tenta o tricampeonato da competição. A TV Globo e o ge transmitem a final feminina no domingo, ao vivo, às 11h15. Já o sportv mostra a final masculina, também no domingo, às 15h.

Pernambucanas Maria Sofia e Maria Vitória se encontram com a medalhista olímpica Rayssa Leal — Foto: Gustavo Dantas/Mavo.co

Sofia e Vitória são alunas da Associação Conexão Social (ACS), única organização pernambucana escolhida pela REMS, que recebe suporte organizacional, recursos financeiros e equipamentos esportivos para oferecer as aulas de skate para 40 meninas.

- O sentimento que temos é de realização e felicidade em assistir um dos maiores eventos esportivos do mundo e conhecer a Rayssa Leal, que é nossa fonte de inspiração -, destacou Maria Sofia.

- Nós, como meninas de Lagoa de Itaenga, acreditamos que o esporte pode transformar vidas, e estar no Super Crown, vendo de perto os melhores skatistas do mundo, é uma experiência que vai ficar marcada para sempre - complementou Maria Vitória.

Maria Clara é a nova promessa do skate pernambucano

Acompanhadas dos treinadores, as duas pernambucanas participaram de formação, treinamentos e diversas atividades como troca de experiências com participantes de outros estados.

- Vamos voltar com a bagagem cheia de conhecimento e a confiança de que nosso projeto vai transformar a vida das nossas meninas -, ressaltou o educador Lucas Roberto.

Rayssa Leal atende fãs no Super Crown, em São Paulo — Foto: Gustavo Dantas/Mavo.co

- O esporte vai além das manobras radicais. As Marias Sofia e Vitória começaram tímidas no skate e já dão exemplo nas pistas, e mais ainda na disciplina e na vontade de melhorar a cada dia- , finalizou o também educador Raphael Andrade.

A Associação Conexão Social (ACS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2005 no município de Lagoa de Itaenga. A organização tem como objetivo principal mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ACS atende, em seus projetos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas.