Campeonato estadual, mas com estrangeiros na disputa. O Catarinense de 2025, até o momento, já conta com alguns nomes de fora do Brasil em quatro equipes. O que chama mais atenção é de Chisom Golden Anasoh, no Santa Catarina, time que estreia na elite de SC.
O nigeriano de 22 anos conquistou o acesso da segunda divisão estadual com o Santa e agora deve disputar a primeira divisão. Chisom joga no ataque, mas apesar da posição, não marcou na divisão especial em 2024.
Além do jogador da Nigéria, não há mais nenhum que não seja sul-americano. O Avaí, por exemplo, contratou o equatoriano Robert Burbano, que vai atuar pela primeira vez fora da liga do Equador. O meia de 29 anos estava no Orense, mas já defendeu o Emelec, Delfín SC e o Independiente José Terán.
Na Chapecoense, são dois gringos, companheiros também de nacionalidade, ambos do Paraguai. O lateral-esquerdo Walter Clar, de 30 anos, e Jorge Jiménez, volante de 31. O defensor já estava na Chape em 2024, quando estreou por times brasileiros.
Já Jiménez foi contratado para 2025 após defender o Amazonas. Além da equipe do Norte, joga no Brasil desde 2018, quando foi contratado pelo Náutico, antes de passar por Operário, CRB, Ituano e Paysandu. Ambos já defenderam a mesma equipe, o Nacional do Paraguai, mas em anos diferentes.
No Brusque, também pela primeira vez no futebol brasileiro, Jhan Pol Torres, colombiano de 23 anos, chegou para reforçar a zaga em 2024 e tem contrato para o próximo ano. Antes disso, teve seis temporadas pelo Barranquilla FC, da Colômbia.
O Campeonato Catarinense começa no dia 11 de janeiro, com Joinville x Figueirense, partida que terá transmissão da NSC TV. As demais partidas da primeira rodada acontecem a partir do dia 15.