Grêmio se aproxima de Pedro Caixinha; Atlético-MG se reúne com Luís Castro
O Grêmio está próximo de anunciar Pedro Caixinha no comando técnico para 2025. Será o 11º clube na carreira do português de 54 anos. O ge consultou fontes para saber o estilo do futuro comandante gremista e o que o torcedor pode esperar das características da equipe na próxima temporada.
O trabalho mais conhecido de Caixinha pelos brasileiros é a mais recente passagem pelo Red Bull Bragantino. Anunciado pelo Massa Bruta em dezembro de 2022, o técnico encerrou a passagem com a demissão em outubro deste ano, quando a equipe brigava contra o rebaixamento.
Abre Aspas: Pedro Caixinha fala sobre o Bragantino e filosofia de trabalho
Veja também:
+ Reinaldo quer ficar, mas tem sondagens da Série A
+ Veja quem sai e quem pode chegar para o Grêmio
No Bragantino, ficou conhecido pelo estilo ofensivo, que levou o Bragantino à sexta colocação do Brasileirão em 2023, classificado para a fase preliminar da Conmebol Libertadores. Em certo momento, no ano passado, a equipe ficou na vice-liderança do campeonato.
– O treinador foi contratado pelo estilo ofensivo, por gostar de um futebol agressivo. No Bragantino escalava três atacantes, no meio-campo era sempre um volante, outro volante mais armador e um meio-campista de criação. Então ele gosta de um futebol ofensivo e sempre cobrou intensidade nos treinamentos – analisa Danilo Sardinha, setorista do Bragantino no ge.
Torcedor gremista, você aprova a contratação do técnico Pedro Caixinha?
A mentalidade agressiva resulta em um time que faz pressão alta no adversário, gosta de construir o jogo no campo de ataque usando os zagueiros e uma defesa que marca com linhas altas.
Neste ano, o Bragantino foi eliminado na pré-Libertadores, pelo Botafogo. A queda na competição colocou o time de Caixinha na fase de grupos da Sul-Americana, mas foi eliminado nas oitavas de final, na disputa de pênaltis contra o Corinthians.
Quem foi bem e quem foi mal: o balanço do Grêmio em 2024
É importante citar que o treinador perdeu peças importantes no elenco de uma temporada para outra. Helinho e Léo Ortiz foram as principais baixas. Depois de vencer o Bahia pela 25ª rodada do Brasileirão, o Massa Bruta teve quatro empates e três derrotas. A sequência colocou o time na 16ª posição, que resultou na demissão de Caixinha.
– Podemos avaliar como uma boa passagem no Bragantino, nesses quase 2 anos no clube. Principalmente em 2023, na reta final do Brasileiro, mesmo sem ser favorito ao título, o Bragantino chegou a brigar pelo caneco. Acabou não ficando com o título, mas conquistou uma vaga na pré-Libertadores. Avalio como uma boa passagem de forma geral – avalia Danilo Sardinha.
Natural de Beja, pequena cidade do sul de Portugal, iniciou no futebol como goleiro, mas a curta carreira nos gramados – se aposentou aos 23 anos – deu lugar aos estudos. Caixinha começou nas categorias de base em um clube da terra natal, e em 2010 estreou como técnico profissional no União Leiria.
Coleciona passagens por Nacional de Portugal, Santos Laguna, do México, onde trabalhou com Marchesín, Al-Gharafa, Rangers, Cruz Azul, Al-Shabab e Talleres. Desde que deixou o Massa Bruta, em outubro, está livre no mercado.
O acerto com Caixinha deve destravar nos próximos dias situações estagnadas com alguns jogadores do Grêmio. Além de indecisões com atletas que estão no elenco e outros que estão em fim de contrato, o clube deve acelerar a busca por reforços.
A reapresentação do elenco gremista está marcado para o dia 8 de janeiro. Existe a possibilidade de Caixinha ser anunciado nesta quinta-feira como novo técnico gremista.
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV