O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira em duelo direto contra o Criciúma para se afastar da zona do rebaixamento. Em jogo atrasado da 5ª rodada do Brasileiro, o time de Renato Portaluppi tem a chance de abrir seis pontos de distância da zona de rebaixamento, a maior nesta edição da competição.
Futuro de Reinaldo é debate entre os torcedores do Grêmio
Com uma campanha bem abaixo da expectativa no Brasileirão, o Tricolor passou a maior parte do campeonato na briga para fugir da zona de rebaixamento. Os jogos atrasados, aliás, são um dos motivos para o técnico gremista diz que nunca temeu pelo risco de queda para a Série B.
A vitória sobre o Flamengo colocou o Grêmio três pontos acima do Corinthians, 17º colocado, e do Vitória, 16º e primeiro fora do Z-4. Caso vença o Tigre nesta noite, aumenta a diferença para seis pontos, ganha uma posição na tabela e ainda respira mais aliviado.
Isso significa que é a chance do Tricolor chegar ao maior número de pontos de diferença do Z-4 nesta edição do Brasileirão. Neste caso, superaria o momento no qual o Tricolor teve cinco pontos acima do primeiro time na zona após a terceira rodada. Naquela ocasião, o Grêmio era o quinto colocado, com seis pontos, e o Vitória estava em 17º, com apenas um.
Após suspensão, Renato volta a comandar o Grêmio
O Tricolor despencou na tabela depois que precisou paralisar as atividades pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Quando retomou os trabalhos longe de Porto Alegre, teve cinco derrotas seguidas no Brasileiro.
A sequência negativa fez o Grêmio entrar na zona de rebaixamento. Depois da quinta derrota no recorte citado, para o rival Inter, o time de Renato estava na 19ª posição, com apenas seis pontos.
A recuperação gremista veio entre as rodadas 18 e 22. Foram quatro vitórias e um empate. Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá, na 22ª rodada, o Grêmio ficou na 13ª posição, com três pontos a mais que o primeiro time no Z-4.
O Grêmio ainda ficará com uma partida atrasada, da sexta rodada, contra o Atlético-MG, na Arena MRV. Este jogo ainda não tem data marcada, já que a equipe mineira também está envolvida na Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.
Com o foco voltado ao Brasileirão, o time de Renato Portaluppi tem a chance de subir na tabela do Brasileiro e galgar posições melhores. O técnico já deixou claro que sonha com vaga, pelo menos, na fase preliminar da Conmebol Libertadores. Restam 13 jogos para buscar esse objetivo. A começar por abrir uma diferença segura do Z-4.
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV