O nadador paralímpico Kauã Gonçalves Santos conquistou três medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-20 de Natação, que ocorreu no último fim de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Kauã avaliou a participação de forma positiva, que contou além das medalhas, os melhores tempos nas três provas, e uma quebra de recorde nacional.
- Fiz minha segunda participação nesse campeonato incrível que é o Brasileiro e pude me redimir pela performance do ano passado. Essa foi uma competição rápida, cansativa, mas das quatro provas que participei, conquiste três medalhas com a melhor marca da vida nessas provas - disse o nadador roraimense em uma rede social.
Kauã Santos foi prata nos 100m livre e 50m livre absoluto, e também conquistou a medalha de bronze nos 100m peito. Nos 400m livre não conseguiu lugar no pódio, ficando em quarto lugar na final.
Além das medalhas, o paratleta roraimense, que compete em provas para nadadores com má formação congênita nos membros inferiores, quebrou o recorde dos 100m peito da categoria SB7 com o tempo de 01min46s78. Antes, o recorde da prova pertencia a Arthur Dayrell, de Minas Gerais.
O Campeonato Brasileiro de Natação Sub-20 foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de identificar e desenvolver novos talentos da modalidade. O evento contou com a participação de 170 nadadores de clubes dos estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Roraima, além do Distrito Federal.