Reposicionamento no mercado: Ney Franco explica escolha pelo ABC

Em primeira coletiva, novo comandante alvinegro lembra que, em 2023, Série A começou com 12 técnicos estrangeiros, o que provocou uma mudança de pensamento. Desafio é levar time à Série B

Por Redação do ge — Natal


Ney Franco é apresentado oficialmente pelo ABC

Após um período estratégico fora do futebol e uma breve passagem pelo Joinville, o experiente técnico Ney Franco encara um novo desafio ao assumir o comando do ABC para a temporada 2025. Em sua primeira entrevista coletiva, ele detalhou os caminhos que o levaram a aceitar o convite do Alvinegro e destacou a concorrência estrangeira, cada vez mais presente no Brasileirão.

- Tem que entender que em alguns momentos eu fiquei fora do futebol por opção, principalmente a temporada de 2022. Em 2023, eu fui voltar ao mercado, e o meu mercado era de Série A do futebol brasileiro. Em 2023, começamos o Campeonato Brasileiro com 12 treinadores estrangeiros. Isso significa que ficou muito competitivo e eu fiquei aguardando em 2023 essa possibilidade de voltar na Série A, tive algumas sondagens de clubes de Série B e não peguei - explicou Ney Franco.

Ney Franco vai comandar o ABC em 2025 — Foto: Rennê Carvalho/ABC

Neste momento de reposicionamento no mercado, Ney passou pelo Joinville, motivado pela confiança em Felipe Ximenes, executivo de futebol com quem já havia trabalhado em clubes como Coritiba e Flamengo.

- Esse ano (2024) eu resolvi voltar primeiramente num projeto no Joinville, um convencimento em relação ao profissional que estava lá, que é o Felipe Ximenes, que tinha trabalhado comigo no Vitória, no Coritiba e no Flamengo. Então, eu aceitei o desafio e, por alguns motivos pessoais, pedi para sair do clube e logo depois passei por uma negociação com um clube estrangeiro. Essa negociação não deu certo e eu tive essa sondagem do ABC - contou.

A chegada ao ABC reflete o desejo de Ney Franco de uma retomada na carreira vitoriosa, mirando o título estadual e o acesso à Série B, principal objetivo do clube em 2025. Durante a apresentação oficial, até brincou com a música “Tava na beira do caos”, de sua autoria, ao ser questionado sobre a motivação para dirigir o Alvinegro.

Ney Franco foi apresentado oficialmente pelo ABC na quinta-feira — Foto: Augusto César Gomes

- A gente estuda o clube, a cidade e as possibilidades que têm de competição e eu optei para vir ‘à beira do caos’ de novo, entrar no clube, fazer um bom trabalho e tomara que a gente possa ter os resultados positivos que a gente já teve em alguns clubes - finalizou.

Ney Franco conta o que o motivou a aceitar o convite do ABC

O primeiro compromisso do ABC em 2025 será contra o Maracanã, no dia 5 de janeiro, pela primeira fase da pré-Copa do Nordeste. O Alvinegro corre contra o tempo para formar o elenco. Ney Franco espera trabalhar com um grupo de 28 a 32 jogadores.

No ABC, Ney Franco reforça que objetivo é aceso à Série B, sem esquecer o estadual