Série B1 do Carioca começa este fim de semana e tem histórico de abrigar grandes nomes; recorde

De Romário a Edmundo, veja alguns jogadores renomados que se aventuraram na competição de acesso do Rio e que reúne times tradicionais do estado

Por Gustavo Garcia — Rio de Janeiro


Mais uma edição da Segundona do Campeonato Carioca começa neste final de semana sem grandes holofotes. Mas, outrora, a competição que envolve times tradicionais e de menor investimento do Rio já foi palco de grandes nomes.

Romário no América em 2009 — Foto: Marino Azevedo

Romário no America. Edmundo no Nova Iguaçu...

Você pode até não lembrar, mas, hoje chamada de Série B1, a disputa que dá acesso à fase principal do estadual do Rio já abrigou estes e outros nomes, como você recorda abaixo.

Romário - America

O ano era 2009. Como forma de homenagear o pai, Edevair, torcedor fanático do America, Romário atuou pelo clube e ajudou o Rubro a retornar à elite do Rio.

Romário no América 2009 — Foto: O Globo

Ramon - Cabofriense

Em alta no comando do Vasco, antes de dar adeus aos gramados, com 40 anos na ocasião, Ramon defendeu a Cabofriense em 2013 na Segundona do Carioca.

Ramon Menezes nos tempos de Cabofriense — Foto: Léo Borges

Zinho

Antes de encerrar a carreira, em 2005, Zinho, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, defendeu o Nova Iguaçu, clube da cidade onde nasceu e cresceu, na Segundona do Carioca.

Zico no Nova Iguaçu — Foto: Arquivo Nova Iguaçu

Edmundo - Nova Iguaçu

Em 2005, após deixar o Fluminense, Edmundo aceitou o convite do meia Zinho para defender o Nova Iguaçu na Segundona. O atacante ficou pouco, pois acertou com o Figueirense na sequência. Mas foi mais um nome a disputar a competição.

Em 2005, Edmundo chega como novo reforço do Nova Iguaçu, clube da segunda divisão do Rio

Túlio Maravilha - Bonsucesso

Nas andanças que viveu no futebol, Túlio Maravilha também atuou na Segunda Divisão do Rio. Em 2011, ele defendeu as cores do Bonsucesso.

Túlio Maravilha sendo apresentado no Bonsucesso — Foto: André Casado / Globoesporte.com

Viola - Angra dos Reis

Em 2008, Viola chegou com grande destaque no Angra dos Reis para disputar a Série B do Rio. O jogador foi recebido com festa na cidade e tudo. Chegou até mesmo a visitar a prefeitura da cidade na apresentação.

Viola sendo apresentado na prefeitura de Angra dos Reis em 2008 — Foto: Prefeitura de Angra dos Reis/Divulgação

Dodô - Barra da Tijuca

Antes de dar adeus ao futebol, Dodô, o "Artilheiro dos Gols Bonitos", defendeu o Barra da Tijuca, em 2013, e encerrou a carreira pelo clube, tendo atuado na Série B do Rio.

Dodô no Barra da Tijuca — Foto: Márcio Alves / Ag. O Globo

Sócrates - Cabofriense

Não foi como jogador. Mas o craque Sócrates também disputou a Série B do Carioca. Em 2000, um dos grandes nomes do futebol brasileiro comandou a Cabofriense na seletiva da Segundona do Rio.

Sócrates comandando o Cabo Frio, que viraria Cabofriense — Foto: Reprodução Inter TV